A gravidez é um momento especial para a mulher, e mesmo não sendo a primeira gravidez, gera muitas dúvidas. Hoje, nós vamos responder à pergunta: é normal menstruar na gravidez? Para tanto, daremos a visão médica, mas não dispensamos a orientação de um médico obstetra que deve ser consultado. Veja aqui no Brasil 123.
É normal menstruar na gravidez?
A menstruação é a descamação do revestimento interno do útero, e ocorre normalmente todos os meses. Com a gravidez, o feto se fixa internamente no útero, e a descamação no ocorre, pois se ocorrer vai desprender o feto, o que causará um aborto. Além disso, o revestimento interno do útero servirá para o desenvolvimento do bebê.
Assim, com a gravidez, o ciclo menstrual é interrompido. Portanto, não é normal menstruar na gravidez.
Na gravidez, a perda de sangue não é chamada de menstruação, e sim, sangramento, que é muito perigoso, e deve ser avaliado pelo médico obstetra.
Entre as principais causas que podem estar presentes nesta situação tem-se:
- Primeiros 15 dias após a concepção: o sangramento tem cor rosa, e dura em torno de 2 dias, sendo acompanhado de cólicas. É comum, e pode indicar a gravidez.
- Primeiro trimestre: gravidez ectópica (embrião se fixa e desenvolve fora do útero), descolamento da placenta, aborto.
- Segundo trimestre: inflamação no útero, aborto.
- Terceiro trimestre: placenta prévia (implantação da placenta sobre o orifício interno do colo ou próximo dele), descolamento da placenta e início do parto.
Em qualquer momento da gravidez, é normal haver um pequeno sangramento logo após realizar exercícios físicos, exames de toque em ultrassonografia transvaginal e amniocentese. Essas atividades são bruscas para um corpo que está carregando uma vida. no entanto, é normal!
Sendo assim, no final da gravidez, é normal também um sangramento vaginal após manter relações sexuais, pois o canal vaginal se torna mais sensível ao atrito. Aliás, todo o seu corpo está se preparando para o momento tão especial do parto.
Mas, o que fazer se houver sangramento?
Procure fazer repouso, e evite realizar qualquer tipo de esforço.
Vá ao médico para exames e identifique a causa do sangramento.
Analise a quantidade de sangramento, pois se for pequeno, normalmente não há riscos, mas é bom consultar seu médico obstetra. Mas, existem situações em que você deve procurar um médico com urgência ou um hospital:
- Quando o sangramento for frequente.
- Se houver sangramento de cor vermelho vivo.
- Se além do sangramento, houver dor abdominal.
- Quando, juntamente com o sangramento, houver perda de líquido e febre.
Então, menstruação na gravidez não existe, o que há é sangramento.
Sendo assim, procure seu médico obstetra sempre que você tiver sangramento, somente ele pode, de fato, analisar as causas e o nível de risco de sua gravidez. No entanto, é importante ficar atento aos sinais para que seu neném não corra riscos, além disso, previna-se de fazer movimentos muito bruscos que possa prejudicar sua gravidez. É importante se prevenir, e com essas dicas e o acompanhamento ideal do seu médico obstetra, terá uma ótima prevenção desses riscos.