Muitas notícias começaram a circular afirmando que o pagamento do Auxílio Brasil será antecipado em outubro. Contudo, a notícia é falsa, dado que o aplicativo do Caixa Tem segue mostrando o calendário normal de pagamentos. Por isso, a menos que o Governo Federal anuncie nos próximos dias a antecipação, a notícia não se sustenta.
Contudo, a informação de que o Auxílio Brasil seria antecipado veio por conta de uma declaração do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, em entrevista à rádio Voz do Brasil. Com isso, é possível que a notícia se torne verdadeira nos próximos dias.
FGTS futuro dará facilidade para comprar casa própria
O que disse o ministro?
Em entrevista à rádio Voz do Brasil, que faz parte do grupo de comunicação do Governo Federal, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse que os valores do Auxílio Brasil podem ser adiantados. Contudo, a Caixa ainda não confirmou essa informação. Em sua fala, ele citou explicitamente o calendário de outubro.
“Para o mês que vem (outubro) a ideia é sempre a gente estar melhorando, otimizando o processo de pagamento, e antecipando o que for possível, para que a família o quanto antes receba o benefício. Para o mês que vem, o mês de outubro, a ideia é também estar nesse processo de modernização e antecipação da folha”, afirmou. Com isso, seria a segunda vez que o governo pagaria o Auxílio Brasil antes do prazo estimado em janeiro.
Isso porque o mês de agosto teve a antecipação do pagamento. Além disso, o mês também ficou marcado como o início do pagamento de outros benefícios, como o Auxílio Caminhoneiro e o Auxílio Taxista. Vale lembrar que o pagamento desses benefícios seguirá acontecendo até o final do ano, dado que diz a PEC Kamikaze, que criou o benefício e aumentou o Auxílio Brasil.
Como estão as atuais datas do Auxílio Brasil?
As atuais datas de pagamento do Auxílio Brasil estão definidas desde janeiro desse ano, quando o Governo Federal calculou as datas. Isso porque o pagamento acontece, normalmente, nos 10 últimos dias úteis do mês, contemplando todos dígitos finais do NIS. Dessa forma, segundo o aplicativo do Caixa Tem, as datas não foram mudadas.
Para os beneficiários do Auxílio Brasil com NIS finalizado em 1, o valor entrará na conta no dia 18 de outubro. Nos dias 19, 20 e 21, o valor entrará para quem tem o NIS terminado em 2, 3 e 4. No dia 24 de outubro, recebem os cidadãos com NIS terminado em 5. No dia 25, 26, 27 e 28 recebem que tem NIS terminado em 6, 7, 8 e 9. Por último, terminando os pagamentos, recebem os beneficiários de NIS 0 no dia 31 de outubro.
Além disso, o mês de outubro pode marcar um acréscimo de valor de R$200,00 no Auxílio Brasil. Isso acontecerá para quem tiver direito ao benefício e estiver com a carteira assinada. Esse incentivo à busca de emprego foi uma medida tomada pelo presidente Jair Bolsonaro para tentar diminuir o índice de desemprego do país. Com a medida, alguns beneficiários poderão receber um total de R$200,00 ainda neste ano.