O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos) de 2023 já começou a ser recolhido. Espera-se que o imposto deste ano seja mais alto, o que sobrecarregará as carteiras de todos, mas especialmente daqueles que dirigem carros usados. Por isso que hoje, apontaremos se é melhor parcelar o IPVA ou pagar à vista.
Como funciona a cobrança do valor de pagamento do IPVA?
Antes de ficar preocupado, vale ressaltar que as cotas do IPVA 2023 não sofreram alterações.
Desde o início da pandemia de Covid-19 que se verificaram restrições à produção de automóveis novos, sendo que o aumento se justifica, pela supervalorização do carro usado, considerando o tempo em que ficamos sem poder adquirir carros novos, tendo em vista, a falta de chips no mercado.
O IPVA é um imposto cobrado sobre todos os veículos motorizados que circulam em um país. Isso inclui carros, motocicletas, caminhões e outros veículos terrestres motorizados. O objetivo do imposto é arrecadar fundos para fins gerais, como saúde, educação e segurança.
Como o IPVA é um imposto estadual, cada estado é responsável pelo recolhimento de sua parcela. A particularidade desse imposto é que o estado transfere 50% da receita para o município onde o veículo está matriculado.
Além disso, não há lei que obrigue o estado ou município a usar a receita gerada com os pagamentos do IPVA exclusivamente para financiar projetos de infraestrutura, como reparos e substituição de estradas.
Vantagem de pagar o IPVA à vista
Cada estado tem sua própria taxa de arrecadação de IPVA e valor de desconto. É prática comum de muitos governos estaduais oferecer descontos de até 3% no pagamento antecipado do IPVA. Como tal, é uma chance para os motoristas com dinheiro extra em mãos reduzirem suas obrigações fiscais.
Se você tem o dinheiro em mãos e isso não sobrecarrega seu orçamento, é aconselhável aproveitar o desconto e realizar o pagamento à vista. Isso se deve ao fato de que ele normalmente supera os retornos gerados pelas aplicações financeiras.
Outra vantagem é evitar a possibilidade de esquecer de efetuar um pagamento e, consequentemente, incorrer em multas e juros de mora.
Opções de parcelamento para o IPVA
Antes de tudo, você deve estar ciente de que muitos fatores influenciarão se você optar por fazer o pagamento do IPVA à vista ou parcelado. Antes de tomar uma decisão final, é importante pesquisar o desconto oferecido em seu estado.
Você deve verificar as condições de pagamento se decidir ir com o pacote. De um estado para outro, pode haver alteração no número total de parcelas. Certifique-se de verificar o valor total devido, bem como as datas de vencimento listadas para cada parcela.
Se você optar por pagar seu IPVA de uma só vez ou parcelado, pode ter certeza de que o custo total não afetará suas finanças. Evite usar o cheque especial ou a entrada rotativa do cartão de crédito para evitar o imposto. Isso ocorre porque as taxas de juros desses investimentos são muito altas.
Faça as contas, e opte pela melhor maneira que não sobrecarregue as contas de janeiro.