Se você já se perguntou se é melhor investir em renda fixa ou variável, saiba que sua vida financeira segue no caminho certo, pois ter o pensamento em possibilidades de investimento já é algo promissor. Veja aqui no Brasil 123, qual é a melhor opção.
Entre as principais formas de investimento em renda fixa podemos mencionar o Tesouro Direto, As Letras de Câmbio, CDBs, RDBs e Debêntures. Na renda variável, as opções mais comuns são: Fundos de Investimentos, ETFs e Câmbio de moedas, por exemplo.
Mas, como saber se é melhor investir em renda fixa ou variável? Veja os principais dados a respeito de cada um desses investimentos para que possa tomar suas decisões de acordo com essas informações.
Como saber se é melhor investir em renda fixa ou variável
Quando se pensa em qual o melhor investimento, as pessoas sempre se deparam com essa questão. Afinal, enquanto uns afirmam que é melhor investir em renda fixa, outros preferem a renda variável e suas maiores possibilidades de ganhos mais elevados.
Portanto, agora você vai entender se é melhor investir em renda fixa e variável de acordo com as características dos dois tipos de investimentos e seu perfil para entrar no mercado da renda passiva.
A renda passiva é aquela que gera dinheiro para seu bolso sem que você precise realizar algum trabalho e esse é o caso desses dois tipos de investimento. Assim, seu dinheiro começa a se multiplicar sem que você esteja atuando diretamente para que isso aconteça.
Portanto, se você deseja ter renda passiva, entenda se é melhor investir em renda fixa ou variável, logo abaixo:
Risco menor, lucros menores
Se você é um conservador, os seus investimentos devem se concentrar na renda fixa. Dessa forma, você saberá quanto o seu capital será multiplicado depois de um período. No Tesouro Direto, por exemplo, onde você aplica seu dinheiro sabendo que ele renderá uma taxa anual fixa.
Por exemplo, ao investir 1.000 reais em renda fixa com taxa anual de 10%, você terá no fim do ano em questão, o valor de 1.100 reais. Como o seu dinheiro renderá apenas os valores fixados, as aplicações são mais seguras, seja em Tesouro Direto, onde seu capital é investido no Governo Federal, seja em CDBs, onde seu dinheiro vai para bancos.
Dessa forma, se você é uma pessoa que não gosta de correr riscos quando o assunto é dinheiro, é melhor investir em renda fixa.
Risco maior, lucros maiores
Sendo assim, se você é ambicioso e aceita correr alguns riscos em busca de gerar mais dinheiro. Saiba que a renda variável é a escolha ideal.
Com a possibilidade de ganhos mais altos, o risco também é maior, visto que é impossível prever o rendimento ou prejuízo futuro da renda variável.
Por exemplo, ao comprar ações, você não pode prever quanto elas vão valorizar ou depreciar. Mas se você está disposto a correr riscos, saiba que é melhor investir em renda variável.