As atividades físicas têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas que buscam adquirir hábitos saudáveis e um melhor desempenho na realização das atividades diárias. Mas qual atividade física é melhor? É melhor fazer pilates ou musculação? Conheça os benefícios e veja qual é melhor para você.
Muitas pessoas realizam a musculação, até porque iniciar atividade física em academias é mais simples e acessível. Então, quando as pessoas decidem adotar um estilo de vida mais saudável, a primeira coisa em que pensam é entrar na academia. Porém, há outras opções de atividade física, até porque nem todo mundo gosta de fazer musculação ou possui indicação para tal.
O Pilates, por exemplo, tem sido cada vez mais difundido nos últimos anos como uma alternativa para melhorar o condicionamento físico e fortalecer os músculos, que são benefícios presentes no treino de musculação. Nesse sentido, as pessoas ficam com a dúvida: pilates ou musculação? Qual é melhor?
Bom, muitas pessoas realizam as duas atividades, pois, apesar de possuírem benefícios em comum, cada modalidade também possui benefícios específicos. Mas é um pouco pesado realizar as duas atividades, uma vez que nem todas as pessoas possuem tempo, disposição ou condição financeira. Se você deseja saber qual escolher, veja os benefícios de cada uma e escolha a que melhor se adequa aos seus objetivos.
É melhor fazer pilates ou musculação?
Em primeiro lugar, é necessário entender que não há resposta pronta para essa pergunta. Cada organismo funciona de uma forma, logo, cada pessoa possui necessidades específicas. Por isso, neste post você verá os benefícios de cada atividade e, assim, conseguirá definir qual é melhor para o que você deseja.
A musculação é um processo no qual o músculo é estimulado por meio da energia do corpo e por meio da força que se aplica no momento de mover o peso. Para isso, utiliza-se alguns equipamentos de peso de modo que a resistência do peso se opõe à força exercida pelos músculos.
Esses estímulos também são realizados no pilates, no entanto, o pilates utiliza outros tipos de equipamentos, como as molas, por exemplo. A diferença é que o pilates é mais seguro, pois os movimentos são menos bruscos e sequer causam lesões. Além disso, no pilates o exercício faz uso do próprio peso do corpo. Sendo assim, essa modalidade é ideal para quem não pode forçar muito o corpo devido a alguma limitação.
Além disso, o pilates trabalha equilíbrio, postura, e reorganiza os grupos musculares, assim você não corre o risco de sobrecarregar alguns músculos em detrimento de outro.
Como escolher entre pilates e musculação?
Para que você sane a sua dúvida e entenda qual exercício é melhor, o ideal é que você experimente os dois. Geralmente, as academias e os professores de pilates disponibilizam uma aula experimental gratuita. Assim, você pode passar pelas duas experiências e escolher aquela com a qual você melhor se adaptar. Se você prefere algo mais agitado e pesado, a musculação é melhor. Mas se deseja um ambiente mais calmo com movimentos mais tranquilos, escolha o pilates.
E você que já faz atividade física, nos diga, qual você prefere fazer? Pilates ou musculação?