O prazo para sacar as cotas do PIS/Pasep termina dia 5 para os trabalhadores que exerceram atividades CLT entre os anos de 1971 a 1988. Depois de expirar o prazo, os valores irão para os cofres públicos. Sendo assim, é melhor correr.
Ademais, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar. Assim, você não correrá o risco de perder esse dinheiro.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Prazo para sacar as cotas do PIS/Pasep termina dia 5, veja se tem direito
Conforme mencionado acima, o prazo para sacar as cotas do PIS/Pasep termina no próximo dia 5 de agosto. Sendo assim, é fundamental que os trabalhadores que tenham saldo disponível realizem o saque desses valores o mais rápido possível.
De acordo com algumas informações da Caixa Econômica Federal (CEF), até o mês passado, ainda existem 10,5 milhões de pessoas que não retiraram os recursos, totalizando um montante de R$ 25 bilhões.
Anteriormente à publicação da Medida Provisória (MP) 946/2020, os trabalhadores só poderiam sacar o valor das cotas do PIS/Pasep em casos específicos, como aposentadoria ou doenças graves. No entanto, após essa medida entrar em vigor, os recursos das cotas foram transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Portanto, a partir de agora estão disponíveis para os titulares ou, em casos de falecimento, para os beneficiários legais.
Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep?
Tem direito às cotas do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988 e ainda não sacou o valor.
Além disso, no caso de trabalhadores já falecidos, os herdeiros podem realizar o saque do saldo, desde que comprovem essa condição.
Como fazer o saque?
Ademais, uma boa notícia é que os trabalhadores agora podem movimentar os valores das cotas do PIS/Pasep pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer às agências bancárias. Isso facilita bastante para aqueles que desejam sacar os recursos, já que não é necessário enfrentar filas e aguardar atendimento presencial.
Dessa maneira, para realizar o saque pelo aplicativo FGTS, é necessário seguir alguns passos simples:
- Primeiramente baixe o aplicativo no seu celular, disponível tanto para Android quanto para iOS;
- Então faça o login utilizando o seu CPF e sua senha do FGTS. Contudo, caso ainda não tenha cadastro, é possível fazer pelo próprio aplicativo;
- Após acessar o aplicativo, você encontrará a opção de “Cotas do PIS/Pasep”;
- Assim sendo, clique nessa opção e verifique se você possui saldo disponível para saque;
- Em caso positivo, basta solicitar o resgate do valor.
- Por fim, haverá uma transferência dos recursos para a sua conta bancária cadastrada ou para uma conta Poupança Social Digital, caso você não tenha uma conta bancária.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o prazo para sacar as cotas do PIS/Pasep termina dia 5, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!