Ao contrário do Ibovespa, as bolsas americanas operam em forte queda nesse ano. E quem investe nelas, vê as perdas nos dois dígitos. Isso porque a Nasdaq caiu mais de 14%, enquanto o S&P 500 caiu 10% até agora. Esses resultados são bem diferentes do ano passado, onde os índices subiram mais de 20% cada um.
Nesse cenário, investidores questionam se é a hora certa para investir nesses ativos. Especialistas afirmam que quedas assim são comuns e, ao longo do tempo, podem representar fundos, ou seja, excelentes momentos de entrada. Contudo, é preciso ter alguns detalhes em mente.
Por que os índices estão caindo?
São inúmeros os motivos das quedas das bolsas americanas. A economia por lá não anda bem e existem notícias que não agradam o mercado. Isso faz com que investidores saiam da bolsa americana e busquem outros ativos ao redor do mundo. Atualmente, o Brasil tem sido a fuga desses investidores.
Nos Estados Unidos, o FED, banco central do país, avisou que vai diminuir os incentivos da economia e, com isso, aumentará as taxas de juros. Com o aumento das taxas de juros, os investidores buscam títulos de renda fixa para aprimorar a carteira com menor risco. Isso faz com que os ativos da bolsa percam valor. Além disso, a alta do petróleo pressiona a inflação no mundo todo, tornando mais atrativo títulos atrelados à inflação.
Por último, as tensões na fronteira da Ucrânia levam o desespero ao mercado. Isso porque uma guerra seria catastrófica não só para a humanidade, mas também para a economia. Dessa forma, os gastos do governo com uma guerra seriam enormes, elevando a dívida pública, aumentando a inflação, e colocando a economia em apuros.
É hora de investir nas bolsas americanas?
Especialistas dizem que é hora correta para investir na bolsa americana. Isso porque os índices caíram mais de dois dígitos e isso não representa o tamanho da queda da economia. Com isso, os índices corrigiram demais e ficaram mais baratos que antes. Isso, até o fim do ano, pode representar um bom momento para investir.
Contudo, isso não quer dizer que a bolsas americanas não podem cair mais. Isso porque mesmo que tenham caído até agora, ainda há espaço para quedas. Dessa forma, os investimentos em índices americanos deve ser para o longo prazo, visando sempre 5 anos ou mais. E para fazer isso, não é preciso ir longe.
Isso porque você pode investir na bolsa americana através da bolsa brasileira. Hoje, existem ETF que replicam o índice americano, além de proteger o seu dinheiro da alta do dólar. Dessa forma, basta abrir a conta na sua corretora brasileira. Para investir na Nasdaq, basta comprar o ETF NASD11. Para investir no S&P 500, existe o IVVB11 e o BIVB39, ambos replicando da mesma forma o mesmo índice. Contudo, é preciso lembrar que eles variam a cotação do dólar também. Por isso, os retornos anuais são diferentes.