Está circulando nas redes sociais uma captura de tela do que teria sido uma suposta publicação feita pelo presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), na quarta-feira (12). Na publicação, Bolsonaro teria lamentado os tumultos que ocorreram em Aparecida do Norte, em São Paulo, durante sua visita, e disparado contra bispos e contra a Igreja Católica.
Um quarto das representações na Justiça Eleitoral são sobre fake news
No print, Bolsonaro teria dito que “bispo ou padre nenhum” pode dizer onde ele deve fazer campanha. Além disso, a captura de tela também mostra que o presidente teria dito que a igreja católica é “arrogante” e isso teria causado o “fracasso” da instituição.
“Lamento as cenas de tumulto que ocorreram em Aparecida durante a minha visita. Mas acho que nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha – A postura arrogante de alguns religiosos explica o crescimento da igreja evangélica e o fracasso da igreja de Roma”, diz o texto.
Publicação atribuída a Bolsonaro é falsa
Nesta quinta-feira (13), o portal “UOL” publicou uma análise sobre o conteúdo e atestou que, na realidade, o presidente não fez a postagem que, desta forma, é falsa. Em nota, a equipe do presidente, inclusive, desmentiu a publicação e afirmou se tratar de uma montagem.
No perfil twitter de Bolsonaro, existe somente uma publicação referente à sua passagem por Aparecida. Na ocasião, o chefe do Executivo agradeceu a realização da celebração e ainda destacou a importância da data para parte da população brasileira, desejando ainda forças para “lutar pelos valores da Virgem e de seu filho Jesus Cristo”.
Ainda segundo o portal “UOL”, em buscas feitas no Google, não existe nenhuma notícia ou registro da suposta declaração do presidente. O que existe, na realidade, são publicações referentes as confusões que ocorreram do lado de fora do templo, envolvendo apoiadores do candidato à reeleição.
Leia também: Especialista diz que tom agressivo de campanhas pode aumentar abstenção no 2º turno