Assim como todos já sabem, a idade mínima para estar legalmente possibilitado a dirigir no Brasil é 18 anos. Isso ocorre, pois, esta é a faixa etária que representa a maioridade em nosso país.
No entanto, uma das dúvidas de muitos brasileiros é se a legislação nacional determina uma idade máxima para que o cidadão possa dirigir. Será que existe um tempo máximo que o condutor deve respeitar? Saiba mais a seguir.
Existe um limite máximo de idade para dirigir no Brasil?
Em primeiro lugar, é possível adiantar que não existe nada na Lei que determine uma idade máxima para dirigir, ou seja, ter a CNH válida. Isso significa que o condutor pode estar devidamente habilitado independentemente da sua faixa etária.
Mas de uma maneira geral, o que estará em jogo são basicamente as condições físicas, cognitivas e mentais do motorista para conseguir conduzir de maneira adequada um veículo automotor, de modo a garantir a segurança no trânsito.
No entanto, a dúvida é bastante comum, pois, com o avanço da idade, alguns desgastes mentais e físicos começam a aparecer. Do mesmo modo, ao longo da vida, é comum que determinadas funções do corpo possam apresentar falhas que são características do processo de envelhecimento. É importante, porém destacar que isso faz parte do ciclo da vida e não há como interromper.
Apesar disso, não há uma idade máxima considerada determinante na concessão ou manutenção do direito do cidadão dirigir legalmente. Também é muito comum nos depararmos com pessoas idosas dirigindo carros, motos, caminhões, ônibus, dentre tantos outros veículos. Portanto, o importante é entender que o envelhecimento não é sinônimo de invalidez, visto que muitos conseguem se manter ativos até o final da vida.
Veja ainda: Caixa faz ALERTA IMPORTANTE para quem tem poupança
A carteira de habilitação tem validade?
Anteriormente, mencionamos que não há nenhum limite de idade para dirigir e, como consequência, possuir a CNH legalmente. No entanto, a idade será sim, um critério considerado no que diz respeito à validade da habilitação. Isso, porque segundo os novos moldes estabelecidos no ainda no último, a renovação da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) é obrigatória com base nos seguintes prazos:
- Para motoristas com até 49 anos de idade: CNH válida por 10 anos;
- Para motoristas que tenham entre 50 e 69 anos: CNH válida por 5 anos;
- Para motoristas com idade de 70 anos em diante: CNH válida por 3 anos.
Sobretudo, ainda no que se refere à validade da habilitação, é importante lembrar que, no início de 2020, o Contran suspendeu a obrigatoriedade de renovar a habilitação vencida. Por outro lado, quem não precisou realizar o procedimento na época, hoje em dia, deve respeitar os seguintes prazos para atualizar o documento:
Carteira de habilitação vencida em: | Data para limite para renovar a habilitação: |
Julho de 2022 | 31 de março 2023 |
Agosto de 2022 | 30 de abril 2023 |
Setembro de 2022 | 31 de maio 2023 |
Outubro de 2022 | 30 de junho 2023 |
Novembro de 2022 | 31 de julho 2023 |
Dezembro de 2022 | 31 de agosto 2023 |
Vale ressaltar que, quem desejar ter mais informações sobre os prazos, deve procurar o Detran (Departamento de Trânsito) no seu município e ficar atento aos prazos do seu documento.
Conheça as novas categorias da Carteira de Habilitação
Primordialmente, os cidadãos brasileiros já podem contar há um bom tempo com a nova versão do documento de habilitação. Além disso, é importante destacar que o modelo atualizado conta com diversas melhorias. Nesse sentido, entre as melhorias é possível citar aquelas que são voltadas para a segurança da habilitação. Assim, garantir melhores condições para os motoristas.
Dentre as mudanças propostas para o documento, também têm as novas categorias da CNH, ou seja, a nova versão conta com categorias como:
- A1;
- B1;
- C1;
- D1;
- BE;
- C1E;
- Entre diversas outras.
Por fim, vale salientar que, na verdade, essas categorias não afetam em nada a documentação do motorista. Afinal de contas, as novas categorias apenas seguem um padrão internacional. Com isso, o objetivo é facilitar a fiscalização do documento no exterior.
Leia agora: VALORES A RECEBER: Você já pode solicitar a devolução daquele dinheirinho que consultou