Nos últimos anos, o comércio varejista tem sido um dos setores que mais vem se aproveitando dos recursos tecnológicos para expandir os negócios e conseguir aumentar as vendas. Nesse sentido, um dos principais recursos que os varejistas têm utilizado é a venda através de canais online.
Nesse sentido, existem duas formas de realizar vendas online, através de um e-commerce ou de um marketplace. Contudo, muitos empreendedores não sabem a diferença entre as duas modalidades, mas existem diferenças fundamentais entre as duas formas e entender quais são elas é de fundamental importância para escalar suas vendas.
O que é um e-commerce?
O e-commerce se resume a uma loja online de uma determinada empresa, ou seja, a loja virtual de uma empresa que deseja realizar a venda de seus produtos ou serviços. A loja online pode ser acessada através de um site, aplicativo ou plataforma e o empreendedor é capaz de controlar seu próprio estoque e vendas de produtos.
Não existe qualquer intermediário no processo de venda, sendo assim, a própria loja é responsável pelo contato com o cliente, desde a compra até a entrega do produto. É possível que exista a terceirização de alguma parte do processo de vendas, no entanto, a gestão de todo o processo continua sendo de responsabilidade do dono da loja virtual.
Quando falamos de e-commerce, existe a certeza de que, ao realizar a compra de um determinado produto, estamos realizando a transação diretamente com a empresa detentora do produto.
O que é um marketplace?
Marketplaces são plataformas digitais que reúnem produtos de diversas lojas em um só ambiente, oferecendo uma variedade de itens muito maior que os e-commerces de uma determinada marca. É possível imaginar as plataformas de marketplaces como um shopping center virtual, dado que reúnem diversas lojas virtuais em um só local.
Nesse sentido, o marketplace também é visto como uma grande vitrine para os produtos dessas lojas. O marketplace fica responsável apenas por facilitar a operação de venda dos produtos, repassando os valores às lojas parceiras, recolhendo, em troca, uma comissão pela utilização da plataforma. No entanto, ele não se responsabiliza por nenhuma etapa de logística.
Onde devo anunciar meu produto?
Primeiramente, é importante pontuar que não necessariamente escolher uma opção para anunciar seus produtos exclui a outra. Criar um e-commerce voltado totalmente para sua loja envolve todo um processo de construção da marca e relacionamento com o cliente, mas possui um custo muito maior de operação, já que toda a operação de venda deverá ser gerida e criada pelo dono da loja.
Por outro lado, ao utilizar o marketplace, o empreendedor passa a anunciar seus produtos em um “shopping center virtual” nas maiores plataformas virtuais, o que aumenta exponencialmente as possibilidades de vendas, aumentando, assim, os ganhos da loja. Além disso, estes marketplaces costumam ser empresas já bastante consolidadas, como a Magazine Luiza e Americanas, o que aumenta a segurança para os compradores.
Nesse sentido, entender qual é a melhor opção é uma decisão que cabe ao empreendedor, sempre lembrando que a utilização simultânea de um e-commerce e marketplace pode ser uma boa alternativa para aumentar ainda mais as vendas.