O e-commerce, ou comércio eletrônico, será tema de discussão na Câmara dos Deputados. Essa discussão ocorrerá em virtude do aumento deste cenário em nosso país. A sugestão foi do deputado Lucas Ramos e contará com alguns convidados. O debate, irá acontecer, portanto, na terça-feira, dia 20 de junho.
Quer saber mais sobre o comércio eletrônico e sobre o debate que ocorrerá na Câmara? Então, acompanhe todas as informações que traremos neste texto para você ficar por dentro deste assunto.
O que é E-commerce?
O e-commerce, cuja tradução livre para o português é comércio eletrônico, é o comércio que acontece totalmente, desde as ofertas dos produtos, até o pagamento e finalização das compras de maneira on-line. Ou seja, através da Internet.
No e-commerce, somente a entrega ou então os estoques de alguns materiais não são virtuais. No entanto, há casos em que a entrega e o produto também são on-line, por exemplo, o caso de algum jogo on-line.
O comércio online funciona como uma loja totalmente digital. E hoje em dia é comum tanto entre grandes empresas, quanto entre pequenas empresas ou até mesmo pessoas que trabalham de maneira independente. Pois estes usam as plataformas digitais a fim de divulgar o seu trabalho ou produto, e, dessa forma, realizar as vendas.
Debate na câmara sobre o E-commerce
A Câmara dos Deputados realizará sobre o comércio eletrônico no Brasil na terça-feira, dia 20 de junho. Esta discussão foi um pedido do deputado Lucas Ramos do Partido Socialista Brasileiro de Pernambuco. Afinal, o comércio eletrônico vem ganhando espaço, segundo as informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o valor das vendas no ano de 2022 chegou a R$ 169,6 bilhões, e este valor veio de cerca de R$ 370 milhões de compras. Sendo o parlamentar, por conta das mudanças no cotidiano dos brasileiros por conta da pandemia, o E-commerce teve um crescimento em nosso país. Ainda segundo Lucas Ramos, o Brasil possui a maior receita de vendas da América Latina. E possui, também 84% das parcelas de fluxo de mercadorias na Internet para varejistas. O deputado afirmou isso conforme as informações da Retail X em seu estudo Latin America 2022 E-commerce Region Report.
Convidados para o debate
Esse debate contará com a presença de diferentes pessoas. Entre elas, o advogado que representará a Câmara Brasileira de Economia Digital, Igor Luna. Assim como, o Conselheiro da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Guilherme Henrique Martins Santos. E por fim, da lista de convidados, o Presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho. Todos estes convidados que citamos acima confirmaram presença no debate.
Vantagens do comércio eletrônico
Para aqueles que desejam comprar, o comércio eletrônico oferece a vantagem da comodidade, bem como poder comprar de qualquer lugar ou então comparar preços em diferentes sites de maneira rápida. Outro ponto positivo é o acesso a produtos de diferentes lugares, até mesmo fora do país.
E para os vendedores, uma vantagem é o alcance, pois através das plataformas digitais é possível realizar vendas a diferentes pessoas de diferentes lugares.
Você acha que o E-commerce traz facilidade para o cotidiano dos brasileiros? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários abaixo.