O banco digital Nubank alertou sobre um novo golpe do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Foi informado pela fintech que vídeo de um suposto defeito na transação pelo pix está sendo espalhado pelos criminosos com o intuito de enganar os usuários da ferramenta.
No vídeo era informado que os clientes poderiam receber dinheiro em dobro caso usassem uma chave aleatória disponibilizada pelos criminosos. Ainda era informado que se tratava apenas de um defeito de software (bug) no Pix.
Porém a Nubank alerta que, na verdade, essa era a forma do usuário enviar dinheiro direto para os criminosos.
De acordo com o banco “na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam”.
“Quem transfere o dinheiro para as chaves para ‘testar’ se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas”, afirmou a Nubank.
“Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada ‘engenharia social’, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências”, completou.
Para a empresa, o vídeo utilizado pelos criminosos usam truques que exibem “transferência em dobro”, levando ao usuário a realizar duas transferências sem saber.
Nubank revela como aumentar limite do cartão
Após questionamentos dos seus clientes, o Nubank divulgou 7 maneiras para que o limite do cartão aumente. Veja abaixo:
- Explore bem o limite atual;
- Não atrase o pagamento das faturas;
- Evite utilizar o crédito rotativo;
- Mantenha os informes relacionados à renda atualizados no app do Nubank;
- Faça o pagamento antecipado da fatura ou de parcelas a vencer de outras compras;
- Pague o valor total da fatura e tente não utilizar a opção de pagamento do valor mínimo;
- Concentre todos os seus gastos no cartão Nubank.
Veja também: Por que o dólar está alto? Entenda de forma simples