O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.
Atualmente 28 programas federais que utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, tais como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros.
Então é só se inscrever no Cadastro Único para ter acesso?
Não, esse é o primeiro passo. A inscrição no Cadastro Único, garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.
É importante saber que cada programa social tem as suas regras, e para se tornar elegível, é preciso que o cidadão, além do registro ativo e atualizado no Cadastro Único, atenda também as regras específicas de cada programa.
Qual a diferença entre Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral?
A Revisão Cadastral tem como objetivo garantir a atualização dos dados do Cadastro Único pelas famílias que estão com os cadastros desatualizados, ou seja, que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados.
Já a Averiguação Cadastral é um processo de verificação das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação dos dados declarados pelas famílias com outros registros administrativos do governo federal, a fim de identificar possíveis inconsistências, principalmente quanto à renda dos integrantes da família.
E como atualizar o Cadastro Único?
O governo fez o lançamento do novo aplicativo do Cadastro Único no dia 30 de março, e já chegou à marca de 200 mil downloads. Você pode ter acesso ao app do CadÚnico por meio dos seguintes links das lojas virtuais de aplicativos:
Quem já está inscrito no Cadastro Único poderá utilizar o aplicativo para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados.
Com isso, o cidadão tem uma opção para revisar os dados já cadastrados e confirmar o endereço, a composição familiar e os dados dos integrantes da família. Se nada mudou, a família pode confirmar os seus dados pelo aplicativo ou na versão web do site mencionado anteriormente, sem precisar ir até os postos de atendimento e sem custos de deslocamento.
E quem ainda não está no CadÚnico?
Saiba que ainda será necessário o atendimento presencial. O que o aplicativo traz de novidade para quem ainda não é registrado no Cadastro Único, é iniciar o preenchimento do requerimento, cujo recurso é chamado de pré-cadastro.
Com ele, o responsável familiar começa a incluir as suas informações, mas dentro de um período de até 120 dias de concluída essa etapa, ele precisa se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para comprovar os dados já informados e complementar outros que se façam necessários.
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