Com a nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial 2021 muito se fala na utilização do aplicativo Caixa Tem para a movimentação do valor do benefício recebido. Entretanto, muitos trabalhadores ainda podem ter dúvidas sobre o aplicativo.
Confira detalhes do funcionamento do Caixa Tem.
O que é?
O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa Econômica, criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviços e transações bancárias de sua conta Poupança Digital Social.
É importante ressaltar que é compatível com praticamente todas as redes e aparelhos celulares e conta com tecnologia acessível para o público de Pessoas com Deficiência (PcD).
Com ele é possível consultar saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo. Também é possível realizar compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.
Além disso, com a Poupança Social Digital, disponível no Caixa Tem, você pode fazer pagamentos de boletos de cobrança de até R$1.200,00 e demais pagamentos e transferências até R$ 600 por transação. O valor diário de movimentação está limitado a soma dessas transações em até R$1.200,00.
Como funciona?
É válido ressaltar que no momento o acesso é exclusivo aos beneficiários do Auxílio Emergencial, Saque Emergencial do FGTS, Auxílio BEm, Bolsa Família e Abono Salarial do PIS.
Para iniciar, é necessário baixar o aplicativo e para isso acompanhe as orientações:
Faça o download do aplicativo
Acesse a Google Play Store ou a Apple Store, procure o aplicativo Caixa Tem e baixe o mesmo.
Acesse
O acesso é realizado com o seu CPF e uma senha numérica que você irá cadastrar na primeira vez que utilizar o aplicativo.
Confirme o seu celular
Quando realizar o seu primeiro acesso, irá receber um código através de uma mensagem SMS com o objetivo de confirmar a sua identificação no aplicativo. Informe o número do seu telefone e quando for recebido o SMS, digite este código no aplicativo.
Use os serviços
Agora é só acessar o serviço que deseja.
Como fazer transferências?
Através desse passo a passo você pode transferir dinheiro para uma outra conta da Caixa ou de outro banco.
Acesse o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”. Pode optar por realizar a transferência selecionando “Digitar Agência/Conta”, “Ler QR Code” ou “Transferir para favorito”. Em seguida, selecione se vai transferir para uma conta da Caixa ou de outro banco.
Caso a transferência seja para uma conta da Caixa, digite primeiro o número da agência, depois o número da conta e por fim o dígito. Escolha o tipo de conta, confira o valor e todos os dados e então entre com a sua senha. O aplicativo permite o recurso de compartilhar o comprovante dessa operação.
Como fazer saque sem cartão?
É necessário estar conectado à internet, e já estar em frente ao caixa eletrônico para realizar este passo a passo.
Entre no aplicativo e selecione a opção “Saque sem cartão”, em seguida clique em “Gerar código para saque”. Clique no ícone laranja “Gerar código de saque” e digite a sua senha do aplicativo Caixa Tem. Será apresentado em sua tela o código do saque que tem a validade de uma hora.
Com esse código e o seu CPF, poderá realizar o saque em dinheiro. Para tanto, no caixa eletrônico, selecione a opção “Saque Auxílio Emergencial/BEm”, digite o seu CPF e em seguida digite o código gerado no aplicativo Caixa Tem. Por fim, escolha o valor do seu saque e finalize a operação.
Saiba que é possível ainda realizar saques nas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Como fazer pagamentos?
É possível realizar pagamentos de conta de água, luz, ou qualquer boleto com código de barras.
Abra o seu aplicativo e selecione a opção “Realizar pagamentos”. Escolha em seguida a opção “Ler código com a câmera” ou “Digitar código de barras”. Na primeira opção você posiciona a câmera do seu celular sob o código de barras para que o código seja lido automaticamente, ou pode digitar os dados do código de barras.
Será apresentada uma tela para que você confira os dados da conta que está sendo paga, e se algum dado estiver errado, selecione “Não, voltar ao início”. Caso esteja tudo certo, clique na opção “Sim, realizar pagamento”. Digite a sua senha do aplicativo Caixa Tem e será apresentado o comprovante da operação, que pode ser compartilhado ou somente salvo nas suas fotos do celular.
Atendimento
Os canais oficiais de atendimento para esclarecimento de dúvidas são os telefones 3004-1104 para capitais e regiões metropolitanas, 0800-726-0104 para demais regiões, e a Ouvidoria através do número 0800-725-7474.
Pode ainda consultar todos os detalhes na Página do Caixa Tem.
Confira também: Conheça o Benefício Emergencial com parcela de R$ 477,96 a R$ 1.911,84; veja quem tem direito