Os segurados do INSS provavelmente já estão familiarizados com as funções do aplicativo Meu INSS. Isso porque esse aplicativo é o oficial do instituto e nele é possível realizar diversas funções e, ainda, acessar informações pertinentes. Tudo isso pela tela do celular, sem necessidade de deslocamento. Atualmente, o aplicativo sofreu alterações que melhoram ainda mais para o trabalhador, uma vez que ele acrescentou duas às suas antigas funções. Continue acompanhando este artigo para saber quais são elas!
Funções disponíveis no aplicativo Meu INSS
O aplicativo oficial do INSS conta com algumas funções que já são conhecidas dos beneficiários. Veja quais são elas:
- Solicitação de benefício e acompanhamento do andamento
- Solicitação de declaração comprovando o recebimento do benefício
- Solicitação da aposentadoria
- Agendamento de perícia médica
- Acesso a extratos de IR, benefícios, CNIS e empréstimos
- Atualização dos dados cadastrais
Aquelas pessoas que não conseguirem resolver o que precisam por meio do aplicativo encontram, ainda nele, o INSS mais perto de sua casa, para que possam se locomover com mais conforto.
Duas novas funções do aplicativo
O aplicativo conta com duas novas funções, que são o pedido de aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) e a solicitação de reembolso de deslocamento (quando ele for necessário para realizar perícia médica). Portanto, essa atualização facilita ainda mais a vida do trabalhador.
Para acessar essas funções do aplicativo Meu INSS, é preciso fazer o cadastro no aplicativo. Após ter feito isso, para solicitar o benefício por incapacidade permanente, o trabalhador deve fazer login e selecionar os três pontos que ficam no canto superior esquerdo do aplicativo.
Em seguida, ele deve escolher a opção “Novo pedido” e selecionar “benefício por incapacidade permanente“. Depois disso, o aplicativo dá instruções para anexar documentos e, quando terminar o processo, basta apertar o botão “enviar”.
Já para solicitar o reembolso de deslocamento para realização de perícia médica é preciso ser uma das pessoas que precisam sair de sua cidade para ir até outra cidade realizá-la. Nesse caso, é preciso fazer quase o mesmo passo-a-passo do item anterior.
A única diferença é que em “novo pedido” o trabalhador deve assinalar “benefícios assistenciais” e, em seguida, em “Solicitar ressarcimento de despesas com deslocamento para avaliação social e/ou médico (BPC)”. Por fim, o aplicativo solicitará o preenchimento de dados e, após feito isso, basta clicar em “enviar”.
Como se cadastrar
Para acessar as funções do aplicativo Meu INSS basta baixá-lo e se cadastrar. O aplicativo é gratuito e qualquer pessoa pode instalá-lo no celular, sendo Android ou IOS. É importante realizar o cadastro, mesmo que você consiga acessar algumas funções do aplicativo. Isso porque muitas delas são restritas aos usuários que fazem o login, por questões de segurança.
O cadastro é simples e, logo que for finalizado, é possível acessar as funções do aplicativo Meu INSS. Após baixá-lo no celular, basta responder alguns dados pessoais que ele solicita. Por exemplo, CPF, nome completo, dada e local de nascimento. Ao finalizar, o cadastro estará feito e você poderá usar todas as funcionalidades do Meu INSS!