O DPVAT 2023 é um tema que gera muitas dúvidas entre os proprietários de veículos no Brasil. Isso porque, como nos anos anteriores, os motoristas ficam isentos deste seguro, todos querem saber se será preciso pagar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não.
Por isso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você saiba se será preciso pagar o DPVAT 2023.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
DPVAT 2023: veja se será preciso pagar
Assim como mencionado acima, o DPVAT 2023 está causando polêmica e dúvidas entre os proprietários que querem saber se o seguro deverá ou não ser pago. Isso porque esses proprietários não precisaram pagar o seguro em 2020, 2021 e 2022 por conta do excesso de recursos em caixa.
Dessa forma, a isenção do pagamento tinha como objetivo garantir que os responsáveis pelo DPVAT utilizassem a verba integralmente para pagar indenizações às vítimas de acidentes de trânsito.
Desse modo, acabando com as dúvidas, recentemente a Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou que os donos de veículos não precisarão pagar o DPVAT em 2023. Portanto, os proprietários podem ficar sossegados, pois ganharam mais um ano de isenção do pagamento do seguro.
Mas quem se acidentar poderá receber o DPVAT 2023?
A boa notícia é que, mesmo sem o pagamento do seguro, os cidadãos ainda terão acesso ao DPVAT em 2023, caso necessitem. Isso ocorre porque a Caixa Econômica Federal será responsável por continuar realizando os pagamentos.
Dessa forma, o seguro garante indenizações às vítimas de acidentes de trânsito e seus parentes. Em casos de invalidez ou morte, além de cobrir despesas médico-hospitalares.
Ademais, a Caixa já assumiu os custos desde o encerramento da gestão da Seguradora Líder, em 2020, e é a administradora integral do DPVAT 2023.
Quem irá custear o DPVAT 2023?
Assim como nos anos anteriores, será FDPVAT que irá custar o DPVAT 2023. Sendo assim, os recursos desse fundo garantirão o pagamento das indenizações aprovadas em perícia, assim como cobrirão eventuais ações judiciais e outros custos relacionados aos pedidos deferidos.
Além disso, é o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) que regulamenta o valor e a forma de remuneração das vítimas e beneficiários. Contudo, é importante ressaltar que a quitação das indenizações estará sujeita à disponibilidade de verba do fundo.
Justificativa para a manutenção do seguro em 2023
Por fim, o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou uma justificativa para a manutenção do DPVAT em 2023. Segundo ele, dados internos da Susep indicam que o fundo possui recursos suficientes para arcar com o pagamento das indenizações ao longo do próximo ano.
Além disso, a ausência de constituição de um novo consórcio de seguradoras responsável pela operação do seguro e a necessidade de definir uma sistemática operacional justificam a urgência da medida.
Agora que você já sabe tudo sobre o DPVAT 2023 e se será preciso pagar, deixe sua opinião sobre esse tema nos comentários!