Apesar dos enjoos e falta de disposição ser as queixas mais comuns entre as grávidas, há outros problemas, que acabam tornando este período bem complicado, as famosas dores na coluna.
Devido às inúmeras mudanças físicas e hormonais, que ocorrem durante a gravidez, como o aumento de peso, pressão dos órgãos internos, entre outros sintomas típicos desta fase; a postura e até o alinhamento da coluna sofrem interferências diretas, que logo, são manifestadas através da dor.
Outro fator bem comum neste período é o relaxamento das articulações pélvicas, que ajudam a sustentar a coluna vertebral. Este fato acaba contribuindo com a inflamação na pelve e região lombar, consequentemente, intensificando a dor.
Apesar de essas consequências serem bem típicas e quase naturais, vale a pena apostar em pequenos hábitos do dia a dia, que podem ajudar a aliviar e até prevenir as dores de coluna. Confira os principais!
1. Atenção à postura!
O peso na barriga é grande, entretanto, ficar encurvada só irá trazer mais desconforto à coluna, portanto, o ideal é sempre que lembrar, corrigir a postura. Coluna ereta, ombros nivelados e isso vale a hora que estiver sentada também.
Para as grávidas que continuam trabalhando, principalmente, na posição sentada; apostar em pequenos intervalos para um breve alongamento pode fazer toda a diferença.
2. Calçados confortáveis!
Utilizar um sapato confortável não só ajuda a manter uma postura ereta e equilibrada, como também, favorece a circulação sanguínea. Isso vale para os nove meses de gestação e não apenas para quando a barriga estiver “pesando”.
Apostar em rasteiras, sapatilhas e tênis é a grande dica, já que os saltos, além de elevar o risco de desequilíbrios, também interferem na circulação.
3. Dormir de lado!
Outro hábito que pode prevenir a dores na coluna durante a gestação é dormir de lado, de preferência, sobre o lado esquerdo, já que facilita a oxigenação do bebê.
Além disso, para potencializar ainda mais esta postura relaxante, a grávida pode manter as pernas um pouco flexionadas, inclusive, utilizar um travesseiro entre elas.
4. Atividade física!
Bom não só na gestação, mas em qualquer fase da vida, a atividade física pode transformar a qualidade de vida do praticante.
Na gravidez, ela deve ser permitida pelo médico responsável e pode ser feita em uma intensidade e frequência mais moderada.
Os exercícios que ajudam a aliviar e prevenir as dores na colona durante a gravidez são o pilates, yoga, hidroginástica, alongamentos e a até a musculação de baixa intensidade.
Praticar uma atividade física pelo menos três vezes na semana por 30 minutinhos é a receita para ter mais saúde e qualidade de vida no período gestacional.
5. Tratamentos alternativos!
E para quem já está com o problema instalado, buscar ajuda médica pode ser imprescindível, a fim de evitar agravações.
Atualmente, há diversos tratamentos alternativos e naturais, que podem ser feitos pelas gestantes sem restrições, como por exemplo, a acupuntura, massagens relaxantes, aplicações de pedras e óleos quentes, entre outros.
Independe qual seja a alternativa escolhida, o importante é que as dores sejam amenizadas, a fim de que a mulher possa curtir sua gestação com muita saúde e bem estar.
Veja também: Máscaras para a barriga viram tendência na gravidez