Nesta segunda-feira (27), o ex-governador do Estado de São Paulo, João Doria, fez o lançamento de sua biografia “João Doria: o poder da transformação”. Durante o evento, ele realizou algumas declarações sobre o cenário político atual, tanto do Estado de São Paulo como o cenário nacional.
Doria sempre foi bastante crítico ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva e do PT como um todo. No entanto, o ex-governador afirmou que não guarda mágoas de Lula. “Tudo o que eu puder fazer para ajudar o presidente Lula eu farei. Não há nenhum ressentimento, nenhuma mágoa e nada que me impeça de ajudar, seja individualmente, coletivamente, através do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) ou das relações que cultivei na atividade empresarial no Brasil e fora”, afirmou.
Além disso, João Doria disse que o governo Lula está tendo “um bom início”, mas com “alguns percalços e algumas colocações beligerantes que talvez pudessem ser evitadas”. O ex-governador também ressaltou as “boas conquistas” que o país vem obtendo na área ambiental. Com tais elogios, Doria vem buscando uma aproximação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, evitando o embate que costumava ser comum enquanto era governador e pré-candidato à presidência da República no ano passado.
“Muitos equívocos foram cometidos no governo anterior na área ambiental e nas relações internacionais, que agora teve boas conquistas. O Brasil estava muito isolado nas relações diplomáticas. Com a ministra Marina Silva há um reposicionamento na questão ambiental”, afirmou Doria, citando os problemas no campo de política ambiental que o Brasil teve durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Doria também elogiou o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Além de realizar elogios ao início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, João Doria também elogiou o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito ano passado. “Em São Paulo a proposta liberal do governador Tarcísio deu continuidade aos programas que eu realizei e estão indo em uma boa linha, e com uma equipe. Os primeiros passos estão bem dados. O governador Tarcísio está indo numa boa direção em todas as áreas”, disse o ex-governador.
Doria considera que o governo de Tarcísio de Freitas é uma sequência de seu mandato e, além disso, vem tocando pautas consideradas importantes, como privatizações e que não deve encontrar maiores dificuldades durantes os anos de mandato como governador do Estado de São Paulo.
Em relação à biografia lançada, Doria se dedica a contar sobre o que deu certo em sua vida política e profissional, trazendo algumas pistas ao que pode ter levado a esse desfecho, expondo bastidores das campanhas do ex-tucano e das disputas políticas em que se envolveu.
Nesse sentido, a biografia também aponta que nem mesmo João Doria entende bem o que aconteceu para não ter conseguido levar usa candidatura à presidência pelo PSDB a frente. O livro também detalha a vida dos pais do ex-governador, incluindo o período em que seu pai teve que se exilar em Paris quando a ditadura militar foi estabelecida no Brasil.