O siso tem sido um dente temido por muitas pessoas devido aos incômodos que ele provoca, além dos transtornos causados quando é necessário realizar sua remoção. Mas existem algumas maneiras de controlar os incômodos que esse dente provoca. Você sente dor de dente siso? Veja como controlar o incômodo.
Quando os dentes de leite nascem, os bebês ficam bastante incomodados. A área incha, fica avermelhada, provocando incômodo, eles ficam estressados, não conseguem se alimentar bem, afinal, o dente é um órgão dentário e o esmalte é o tecido mais duro do corpo, logo, espera-se que a erupção dentária seja realmente um processo complicado. E com o dente siso, ou do “juízo”, como algumas pessoas denominam, não é diferente.
Se você está passando por algum incômodo devido ao nascimento do seu siso, veja aqui como controlar isso. O siso, também chamado serotino, terceiro molar, ou vulgarmente conhecido por dente do “juízo” costuma nascer quando o indivíduo completa entre 15 a 21 anos. No entanto, nem todas as pessoas possuem esse elemento dentário.
Como controlar dor de dente siso?
Acredita-se que daqui a algum tempo o dente siso não irá existir, uma vez que algumas pessoas não o possuem e, em muitos casos, é necessário realizar sua extração. É como se houvesse uma espécie de seleção natural, por meio do processo de evolução. Algumas pessoas possuem apenas os sisos da arcada superior, outros da arcada inferior, outros apenas de um lado, e há quem não possui nenhum dos 4 dentes do siso.
O problema é que esse dente surge quando toda a arcada dentária já esta formada e, muitas vezes, não há espaço para ele nas regiões de mandíbula ou maxila. Quando isso ocorre, é necessário realizar a extração do dente, pois ele pode mover os dentes vizinhos, comprometendo toda a arcada dentária. Além disso, em alguns casos esse dente está mal posicionado, por isso, não consegue erupcionar, sendo necessário realizar uma cirurgia para retirar o dente ainda incluso. Veja abaixo como controlar o incômodo causado pelo siso.
Compressas
As compressas podem ser utilizadas para aliviar o incômodo, mas devem ser administradas de acordo com o tipo de dor. Em caso de dor latejante com o incômodo irradiando pelo rosto, é necessário aplicar compressas quentes. No entanto, se a dor for localizada e a gengiva estiver apresentando sinais de inflamação, edema ou sangramento, as compressas devem ser frias. A aplicação da compressa é realizada na bochecha, 3 vezes por dia por cerca de quinze minutos.
Higiene
Ainda que esteja doendo, higienizar o local é fundamental. Se você não higienizar o local corretamente, pode contribuir para que um processo inflamatório seja desencadeado, uma vez que restos de comida podem se depositar na área. Então, lance mão de uma escova macia e higienize o local.
Alimentação
Opte por alimentos mais macios e pastosos, pois eles são de fácil mastigação. Além disso, evite consumir alimentos muito duros ou crocantes. Comidas muito quentes, picantes ou frutas cítricas, por exemplo, também podem incomodar.
Medicamentos
A fim de aliviar a dor, pode-se aplicar analgésicos utópicos na região. Além disso, o óleo de cravo também pode provocar analgesia da área.
E você já está sofrendo com esse problema? Utilize as dicas para aliviar as dores, mas busque ajuda médica, para analisar o que terá que ser feito no seu caso.