Donald Trump deverá ser o primeiro presidente dos Estados Unidos em mais de um século que não vai para a posse de um adversário. Nesta sexta-feira (8), ele confirmou que não estará presente na cerimônia que vai colocar Joe Biden no poder.
A posse de Biden vai acontecer no próximo dia 20 de janeiro. Assim, estamos a pouco mais de 10 dias do evento. Há algumas semanas, jornalistas perguntaram para Trump se ele iria para a cerimônia, mas ele desconversou.
Ainda sem aceitar o resultado na época, Trump disse que já sabia se iria ou não para a posse de Biden. Mas disse também que não iria dar essa resposta ainda. Seja como for, analistas afirmam que a presença de Trump no local seria de fato constrangedora.
É que mesmo afirmando agora que vai fazer uma transição pacífica, o presidente segue afirmando que aconteceram fraudes nas eleições. Por isso, o Twitter decidiu banir a conta oficial dele da plataforma da rede social.
Assim, não faria sentido que ele aparecesse em uma cerimônia que vai consagrar o resultado de uma eleição que ele não reconhece como legítima. Além disso, a invasão ao Capitólio serviu para acirrar os ânimos entre os trumpistas e o resto da política dos Estados Unidos.
Posse de Biden
Como dito, a posse de Joe Biden vai acontecer no próximo dia 20 de janeiro deste ano. Ele se tornará portanto o 47º presidente da história dos Estados Unidos. É também o 2º presidente democrata do século, depois de Barack Obama.
Quem também vai tomar posse no momento é a vice-presidente eleita Kamala Harris. Ela se tornará a primeira mulher negra a assumir esse cargo na história do país. Seja como for, essa será uma posse diferente com ninguém nas ruas por causa da pandemia do novo coronavírus.