O dólar comercial subiu 0,09% nesta sexta-feira (17), cotado a R$ 5,6839. Com isso, acumulou ganhos de 1,24% na semana e elevou a sua valorização para 9,58% ante o real em 2021. A saber, os investidores repercutiram bastante na semana a decisão de grandes bancos centrais, que segue elevando suas taxas de juros.
Em resumo, a decisão do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, fortaleceu o dólar na semana. O banco anunciou que as injeções na economia norte-americana chegarão ao fim em março de 2022, em vez de junho. Assim, o Fed poderá elevar a taxa de juros do país antes do esperado. Aliás, a expectativa é que haja três avanços da taxa nos próximos anos.
Essa decisão beneficia o dólar, principalmente diante de moedas emergentes, como o real. Isso porque juros mais elevados nos EUA tendem a fazer os títulos soberanos do país terem uma rentabilidade mais alta. E esse é considerado o ativo mais seguro do planeta, ou seja, o ingresso de recursos nos EUA deve crescer e fortalecer ainda mais o dólar nos próximos meses.
Mais bancos centrais anunciam suas decisões na semana
Além disso, o Banco Central da Inglaterra (BoE) elevou a taxa básica de juros do país em 0,15% nesta semana. A saber, o BoE é o primeiro grande BC do planeta a elevar os custos dos empréstimos desde a decretação da pandemia da Covid-19 em março do ano passado.
Nesta sexta, o banco central da Rússia elevou a taxa básica de juros em 1,0 ponto percentual, para 8,5% ao ano. Esse é o maior patamar da taxa desde 2017. Inclusive, a expectativa é que outros grandes bancos centrais também aumentem suas taxas devido à escalada da inflação em todo o planeta.
Por fim, vale destacar que o BC do Brasil realizou diversas intervenções no mercado de câmbio nesta semana. Nos últimos seis pregões, o BC vendeu US$ 3,372 bilhões em moedas à vista através de ofertas extraordinárias em contratos de swap cambial tradicional. O principal objetivo destas ações é evitar um avanço ainda mais expressivo do dólar no dia.
Leia Mais: Valor da cesta básica de consumo sobe em 6 das 8 cidades pesquisadas