A moeda americana fechou o dia cotada a R$5,03 no pregão dessa quinta-feira, 3. O valor é a menor cotação desde julho do ano passado. Segundo analistas, as tensões no leste europeu ajudaram a moeda brasileira a se valorizar. Além disso, o dólar é um dos investimentos com maior perda no ano até agora para os investidores brasileiros. Enquanto isso, a bolsa segue com rendimentos positivos no ano.
Com essa grande baixa, investidores deveriam comprar dólar, em vez de continuar buscando a bolsa americana. É o que sugere uma análise de investidores profissionais. Ainda, é importante que o investidor siga diversificando os investimentos em outros países como forma de proteção de patrimônio.
Dólar caiu e economia agradece
A moeda americana caiu 1,94% hoje, 3, e atingiu o menor patamar em 9 meses. As tensões no leste europeu fizeram com que a moeda brasileira se valorizasse, o que é um alento para a economia daqui. Isso porque a desvalorização do dólar vem em boa hora, principalmente por conta da inflação.
Com a alta das commodities, os preços tendem a subir no país. Isso porque as cotações internacionais servem para todas as economias. Contudo, a cotação em dólar é um fator a mais para o Brasil. Por isso, a queda da moeda americana é um respiro para a economia, principalmente nesse momento em que a Rússia coloca pânico nos mercados.
E exatamente por isso, a moeda brasileira se valoriza. Analistas afirmam que investidores internacionais buscam o Brasil como uma alternativa aos outros mercados emergentes. Somando à crise os bons rendimentos do Ibovespa no ano, a bolsa brasileira deve tomar a frente dos grandes investidores nesse ano. Além do desconto na renda variável, as altas taxas de juros favorecem a entrada de capital estrangeiro.
Apesar disso, analistas afirmam que não é a hora de entrar com força no mercado brasileiro. Isso porque, mesmo com os bons rendimentos, é sempre hora de buscar outros países que estão baratos, como é o caso dos Estados Unidos. A economia americana vê seus índices caírem no ano, o que representa uma ótima oportunidade.
Como fica o mercado mundial?
Com o dólar perdendo força, as bolsas americanas e a maior economia do mundo tendem a se abalar. Por lá, Nasdaq cai mais de 14%, enquanto o S&P 500 cai cerca de 10%. Com resultados bem diferentes do ano passado e com investidores internacionais saindo desse mercado, é hora de comprar barato os ativos de fora.
Isso porque, segundo analistas, as eleições no fim do ano podem gerar turbulências no mercado. Com isso, o dólar pode voltar a subir, o que favoreceria os ETF de bolsas americanas, como o NASD11 e o IVVB11. Por isso, quem entrar na baixa pode ganhar com as instabilidades brasileiras do futuro próximo, não perdendo a rentabilidade positiva da nossa bolsa até o momento.
Além disso, os mercados asiáticos devem operar em queda por mais algumas semanas. Com isso, pode ser uma excelente forma de começar a se expor nesses ativos em dólar, principalmente quando falamos de investir em mercados emergentes. Dessa forma, analistas veem uma boa janela para você aumentar suas posições por aqui, mas sem esquecer de sair do Brasil também.