O dólar comercial opera em alta nesta segunda-feira (9). Na manhã de hoje, por volta das 10h14, a moeda americana estava cotada a R$ 5,2644, ao subir 0,55%. A saber, a queda nos preços das commodities pressionava os mercados do exterior, enquanto os investidores repercutiam a divulgação de dados econômicos internos.
Em resumo, os contratos futuros para o minério de ferro estavam tombando mais de 4% na China. Isso aconteceu por dois principais motivos: perspectivas de maior oferta da commodity e queda da demanda chinesa. Como os preços internacionais se baseiam na China, os mercados do exterior sentem a pressão destas quedas.
Além disso, nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro entrega o seu projeto “Auxílio Brasil” à Câmara dos Deputados. Na verdade, o presidente enviará a medida provisória para a criação do novo programa social do governo. No entanto, o valor do novo benefício só será definido no final do ano, segundo o “Blog do Valdo Cruz”.
Dados econômicos influenciam cotação do dólar
Ambas as notícias fortalecem o dólar, uma vez que provocam inseguranças entre os mercados. Ao mesmo tempo, no cenário doméstico, algumas instituições estão divulgando dados econômicos. Em suma, na agenda de hoje, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI).
A saber, o índice subiu 1,45% em julho, após leve avanço de 0,11% no mês anterior. O que motivou essa disparada foi o aumento dos preços das commodities devido às geadas em julho no país. Além disso, as secas em outras regiões do Brasil também impulsionaram a inflação no período.
Por fim, o Banco Central também elevou as projeções para a inflação neste ano. Na nova atualização, os analistas do mercado financeiro estimaram uma taxa inflacionária em 6,88%, cada vez mais longe da meta de 3,75%. Já as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficaram inalteradas, bem como a cotação para o dólar. Por sua vez, a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, teve leve avanço, para 7,25%.
Leia Mais: EUA mantém forte ritmo na criação de vagas de emprego em julho