O dólar começou o dia valendo uma média de R$ 5,66. Hoje deve ocorrer a reunião do Banco Central para definir como funcionará as taxas de juros. A moeda norte-americana começou com valorização de 0,68%. Uma tentativa tomada para diminuir a inflação e valorizar o real deve ser o aumento de juros para empréstimos e da taxa Selic que atualmente está por volta de 2%. A máxima do dia foi de R$ 5,6815.
Em um ano, houve a valorização de 8,32% do dólar e ele está aumentando de forma significativa por vários fatores, inclusive sobre as intervenções políticas. Os investidores do exterior permanecem de olho na possível reunião marcada para hoje (17) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o horário de início é as 18h.
O aumento da taxa Selic deve ser de 0,5 pontos percentuais, mas há ainda analistas que afirmam que o indicado para segurar o dólar seja de 0,75. Caso seja confirmado, esse será o primeiro aumento da Taxa Selic desde o ano de 2015: ela esteve em constante diminuição desde então. Foi em 2015 que a taxa havia passado de 13,75% para 14,25% ao ano. Em agosto de 2020 chegou a sua mínima de 2%.
Canais de economia alertam sobre dólar
Não tardou para que Youtubers e canais como Me Poupe começassem a gravar vídeos alertando sobre os investimentos em poupança. De acordo com a Nath, ela não rende mais nada e não vale a pena: deve-se pensar em outras alternativas mais viáveis já que a poupança está sabotada.
A previsão atual é que haja um aumento de 4% ao ano até o fim de 2021. Essa decisão pode mudar também a situação dos empréstimos e deve tornar ainda mais difícil de conseguir um. Uma das necessidades para realizar investimentos e empréstimos no banco é possuir o Score alto no Serasa, que mostra quem realiza todos os pagamentos em dia.
Veja também: Santander libera crédito alto via cartão de crédito; veja oferta