Depois de duas semanas de queda, o dólar fechou essa sexta-feira, 03, em alta de 0,45%, cotado a R$4,77. Apesar da baixa cotação, a alta vem suportada por bons dados na economia americana. Por mais confuso que seja, a notícia boa nos Estados Unidos é, na verdade, uma notícia ruim, segundo o mercado. Isso porque o mundo ainda vive sob a sombra da inflação, que está impactando diretamente a vida das pessoas.
No Brasil, o Ibovespa operou em queda de 1,15%. Vale lembrar que a cotação do dólar usada é a do dólar comercial. Quem precisa fazer operações de câmbio normalmente usa uma cotação diferente. E por falar nisso, será que vale a pena comprar dólares agora? Ouvimos especialistas.
Moeda americana em alta, mas nem tanto
O dólar fechou a semana em uma leve alta de 0,45%. O movimento vem por conta de dados fortes da economia americana, que fazem os investidores, nesse momento, buscarem investir mais por lá. Com isso, o dinheiro sai do Brasil e vai para a maior economia do mundo. Isso também explica a queda da bolsa de valores por aqui.
Na manhã dessa sexta-feira, 03, dados de emprego nos Estados Unidos afirmam que o país abriu 390 mil postos de trabalho (sem contar o setor agrícola) no mês passado. Com o resultado, o desemprego está na casa dos 3,6% por lá. E por mais que pareça uma notícia boa para as pessoas, ela pode ser ruim. Isso porque uma alta taxa de empregados representa uma economia dinâmica. Com isso, a tendência é que a inflação se agrave. Por lá, os Estados Unidos vivem a maior inflação em 40 anos. Dessa forma, para diminuir o aumento dos preços, é provável que o banco central americano, o FED, aumente a taxa de juros.
De qualquer forma, a cotação baixa do dólar representa uma janela de oportunidade para quem quer comprar dólar mais barato. Isso porque especialistas acreditam que a moeda pode voltar a subir.
É hora de comprar dólar
Desde o início do ano, a moeda americana já caiu mais de 14% em relação ao real. A moeda brasileira é uma das que mais se valorizou no mundo todo. Contudo, movimentos recentes do dólar permitem que o investidor veja que a moeda pode voltar a subir a qualquer momento. Isso porque a última vez que a moeda atingiu esse patamar, os dias posteriores foram de uma alta forte, que acabou nos R$5,20.
Isso porque o câmbio ainda é muito instável. Vale lembrar que a economia do Brasil ainda está muito instável, assim como nos Estados Unidos. Contudo, investir por aqui tem mais risco que investir na maior economia do mundo. Por isso, pode-se esperar uma alta do dólar nos próximos dias.
Por isso, se você precisa de moeda estrangeira para viajar ou fazer compras internacionais, essa pode ser uma excelente oportunidade. E para pagar mais barato, você pode usar contas digitais internacionais, como a Nomad. Além disso, uma boa escolha é usar a Avenue. Essas corretoras de câmbio usam o dólar comercial, mais barato que o dólar turismo.