As doenças que o cigarro causa podem surgir durante os vários anos de uso de nicotina. Dessa forma, o tabagismo é a principal causa de morte evitável. Fumar causa ou piora muitas doenças crônicas. Além disso, muitas das quais podem reduzir significativamente a expectativa de vida, independentemente do número de cigarros fumados.
Doenças que o cigarro causa e seus sintomas
Doenças cardíacas e vasculares
Fumar promove a deposição de placas de gordura nas artérias, causando sua obstrução e enfraquecimento. Além disso, fumar parece promover a produção de colesterol “ruim” (LDL).
Doenças respiratórias
O tabagismo é responsável por 85% dos casos de doença pulmonar obstrutiva crônica. Já que esta doença, que pode ser causada pelo tabagismo, combina enfisema e bronquite crônica, evitando que as pessoas com ela respirem normalmente.
Doenças que o cigarro causa: Câncer de pulmão
A ligação entre câncer de pulmão e tabaco é muito forte. De fato, estudos mostraram que 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao fumo ativo e 5% ao fumo passivo. Quanto mais jovem você começou e quanto maior o consumo, maior o risco.
Quando fumamos, os alcatrões revestem as paredes dos brônquios e dos pulmões. Entre os mais cancerígenos encontram-se os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. E as nitrosaminas que provocam a transformação de uma célula brônquica normal em uma célula cancerosa. Ao se dividir, este último produz um tumor que cresce no tórax e pode metastatizar à distância.
O câncer de pulmão é tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. No entanto, apenas 15% das pessoas com câncer de pulmão sobrevivem 5 anos após o diagnóstico.
Essas informações sobre as doenças que o cigarro causa foram úteis? Então, compartilhe conosco a sua opinião!