As doenças que o carrapato transmite podem prejudicar a saúde completamente. Além de seu papel na transmissão de doenças, muitos insetos são uma fonte de incômodo devido à sua única mordida ou picada.
Os carrapatos incluem muitas espécies com cada um deles em um habitat relativamente específico. Eles são o vetor de muitas doenças: doença de Lyme, meninge encefalite transmitida por carrapatos, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, febre recorrente do carrapato, febre Q, babesiose, erliquiose, tularemia, entre outras.
Quais são as doenças que o carrapato transmite?
Picadas de carrapatos resultam do contato com a grama. Este risco é geralmente circunscrito em regiões bem definidas. Os carrapatos, uma vez na pele, migram para as grandes dobras (regiões inguinais, axilas) onde se implantam. Eles não começam a se alimentar por 12 a 24 horas, então o risco de infecção é baixo se forem removidos rapidamente.
Além da transmissão de várias doenças, a picada do carrapato pode, por si só, ser a causa de uma reação inflamatória local às vezes muito pronunciada.
O aquecimento global tem um impacto significativo na proliferação de carrapatos em todo o mundo.
Doença de Lyme
A doença de Lyme é uma infecção causada por bactérias do gênero Borrelia Borrelia burgdorferi, transmitida por picadas de carrapatos do gênero Ixodes. 10 a 15% deles são portadores de borrelia.
O risco de contaminação por picada varia de 1 a 6% dependendo da região. A doença é generalizada no hemisfério norte, América e Eurásia durante a fase de atividade do carrapato de maio a outubro.
A doença começa com uma lesão cutânea rosada centrada na picada do carrapato que se espalha gradualmente e acaba desaparecendo em alguns dias a algumas semanas.
Algumas semanas a alguns meses depois, podem aparecer sinais articulares e neurológicos (paralisia e dor), anormalidades do ritmo cardíaco e, mais raramente, outros sintomas. O tratamento é baseado em antibióticos. A hospitalização pode ser necessária.
Meninge encefalite transmitida por carrapato
A meninge encefalite transmitida por carrapato é uma doença do sistema nervoso central causada por um flavivírus (vírus da encefalite transmitida por carrapato). É transmitida por picadas de carrapatos do gênero Ixode, na primavera e no verão.
Após uma incubação de 7 dias, os sintomas se desenvolvem em duas fases. A primeira fase, que dura 2 a 4 dias, é caracterizada por um estado semelhante ao da gripe.
A segunda fase é inconstante, aparece 10 dias depois. É marcada por sinais neurológicos de gravidade variável: meningite, meninge encefalite, meningoencefalorradiculite. A evolução é geralmente para a cura. Sequelas podem ser observadas. A mortalidade é de 1%.
O tratamento é puramente sintomático, não há nenhuma droga ativa no vírus em si. Uma vacina preventiva está disponível.
As informações sobre as doenças que o carrapato transmite foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!