As doenças que causam tontura são aquelas que atrapalham o equilíbrio do corpo. Por conseguinte, são necessárias algumas ações do organismo para que isso ocorra o cérebro precisa de informações de quatro sistemas:
- músculos e articulações contêm sensores de pressão que informam o cérebro sobre a posição do corpo no espaço;
- os olhos especificam a posição da cabeça;
- os órgãos de equilíbrio estão localizados no ouvido interno (labirinto) e fornecem informações sobre os movimentos do corpo no espaço;
- o cerebelo (um órgão atrás do cérebro) integra todos esses dados e distribui comandos para manter o equilíbrio.
Se um desses quatro centros de informação fornecer informações inconsistentes com as fornecidas pelos outros centros, ocorre uma sensação de tontura. O órgão mais frequentemente envolvido nos distúrbios do equilíbrio é o ouvido interno.
Doenças que causam tontura e vertigem
De acordo com especialistas, 99% das tonturas – que é a sensação de caminhar sobre um piso instável – são leves e podem ser causadas por fadiga ou, simplesmente, por uma refeição perdida (o que leva a uma queda no sangue glicose).
As quedas de pressão também causam tontura; este é o caso, por exemplo, quando você se levanta muito rápido da cama pela manhã. Pessoas que têm uma crise de hiperventilação também sentem muita tontura.
A anemia também pode causar tonturas. A vertigem (sensação de estar em um carrossel), por outro lado, pode ocorrer quando você vira rapidamente a cabeça. Geralmente causa-se por labirintite, uma inflamação dos canais auditivos. Essa infecção viral pode durar várias semanas.
Quando consultar?
Sendo assim, consulte imediatamente quando a tontura ou vertigem acompanhar-se de um sintoma neurológico como:
- forte dor de cabeça,
- visão dupla,
- perda de audição,
- dificuldade para andar e falar.
Isto porque pode ser um acidente vascular cerebral.
Entretanto, obviamente, recomenda-se consultar um médico quando esses sintomas são repetitivos e muito incômodos. Portanto, se os sintomas forem de labirintite, consulta-se em caso de a tontura persistir e se intensificar após 24 horas.
Essas informações sobre as doenças que causam tontura foram úteis? Então, compartilhe conosco a sua opinião!