As doenças que causam esquecimento repentino compreendem problemas de memória que acontecem com todos e em qualquer idade. Estresse, fadiga, falta de concentração ou patologias mais graves, como acidente vascular cerebral ou doença de Alzheimer, as razões são várias.
As repercussões da perda de memória na vida cotidiana podem ser mais ou menos importantes. Para resolver os pequenos problemas, desacelerar os mais importantes e desenvolver a memória de um elefante, é necessário, além de uma boa higiene de vida, treinar sua memória, fazer funcionar para melhorá-la.
Doenças que causam esquecimento repentino
Alzheimer
A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que causa um declínio progressivo da função cognitiva e da memória. Gradualmente, a destruição das células nervosas ocorre em áreas do cérebro relacionadas à memória e à linguagem. Com o tempo, fica mais difícil para a pessoa se lembrar de eventos, reconhecer objetos e rostos, lembrar o significado das palavras e exercer o julgamento.
Em geral, os sintomas aparecem após os 65 anos de idade e a prevalência da doença aumenta acentuadamente com a idade. No entanto, ao contrário da crença popular, a doença de Alzheimer não é uma consequência normal do envelhecimento.
A doença de Alzheimer é a forma de demência mais comum em idosos; representa cerca de 65% dos casos de demência. O termo demência engloba, de maneira muito geral, problemas de saúde marcados por uma diminuição irreversível das faculdades mentais. A doença de Alzheimer se diferencia das demais demências pelo fato de progredir gradativamente e afetar principalmente a memória de curto prazo, em seus estágios iniciais.
Amnésia
Frequentemente, a amnésia não se refere a nada além de distúrbios na atenção, o que é bastante normal no envelhecimento. Mas também podem seguir-se a encefalites, tumores, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e até problemas mentais. E dependendo das doenças envolvidas, elas acabam sendo permanentes ou reversíveis.
No entanto, na maioria dos casos, são dificuldades em reter fatos e eventos novos: a amnésia é dita anterógrada. Já que o esquecimento do passado, ou amnésia retrógrada, pode se somar a ele, ou mesmo existir por conta própria, ou ainda ser incompleto e relacionar-se a momentos específicos.
As informações sobre as doenças que causam esquecimento repentino foram úteis? Então, compartilhe conosco a sua opinião!