Além da osteoporose, as doenças que afetam os ossos são diversas. Elas causam fragilidade óssea. Essa fragilidade pode estar ligada a uma doença rara, muitas vezes presente desde o nascimento e muitas vezes de origem genética. Uma doença rara é definida como afetando menos de uma em 2.000 pessoas.
Doenças que afetam os ossos
O osso é então enfraquecido por vários motivos:
- Na osteogênese imperfeita (comumente conhecida como doença do osso de vidro), o colágeno que forma a estrutura do osso é anormal. Essa fragilidade é, portanto, de origem genética;
- Em uma doença como a displasia fibrosa, o osso se desenvolve mal por conta própria (tecido fibroso anormal cresce dentro);
- O câncer ósseo enfraquece a estrutura dos ossos.
Sintomas das doenças que afetam os ossos
Muitas vezes, é a fratura que vai revelar a fragilidade óssea. No entanto, pode ser diagnosticado previamente por triagem por densitometria óssea.
Tratamentos
O tratamento depende da causa da fragilidade óssea. De um modo geral, trata-se de fortalecer o osso usando os mesmos tratamentos da osteoporose.
Coordenamos esses diagnósticos e sua gestão em colaboração com todos os médicos e cuidadores envolvidos nos itinerários clínicos específicos para cada doença.
Também estão envolvidos no tratamento de pacientes com mastocitose sistêmica. Esta é uma doença causada pela presença de um grande número de um tipo de glóbulo branco que causa, entre outras coisas, dores nos ossos ou nas articulações, bem como doenças vasculares raras.
As informações sobre as doenças que afetam os ossos foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!