A princípio, as doenças que afetam a memória começam com sintomas leves de esquecimentos. Desde as primeiras queixas de perda de memória, a maioria dos pacientes consulta neurologistas ao considerar a doença de Alzheimer. No entanto, muitas outras doenças neurodegenerativas desencadeiam esse sintoma.
Na verdade, a perda de memória nem sempre está relacionada ao Alzheimer. Veja, a seguir, as principais patologias envolvidas.
Doenças que afetam a memória
Amnésia anterógrada
Causada por lesões no hipocampo (um dos principais componentes do cérebro), é uma amnésia espetacular, no sentido de que é impossível para a pessoa afetada pela doença registrar qualquer nova informação.
Essa doença chama-se anterógrada, pois os pacientes não podem mais aprender nada, mas são perfeitamente capazes de uma lembrança de curto prazo ou de um fato muito antigo.
Derrame amnésico
Surgindo repentinamente, essa doença patológica corresponde a uma diminuição ou perda total da memória com duração de 5 a 8 horas. Felizmente, geralmente não se observam sequelas graves. Apenas uma amnésia lacunar durante a qual a pessoa afetada se pergunta o que está acontecendo com ela.
Nota: o derrame amnésico geralmente ocorre após um esforço significativo. Os especialistas concluem, portanto, que pode corresponder a uma queda no fluxo sanguíneo no cérebro.
Alzheimer é uma das doenças que afetam a memória
Esta doença neurodegenerativa causa perda irreversível de memória. Geralmente se manifesta por uma pequena perda de memória, para então se tornar mais grave com confusões específicas, distúrbios de linguagem, etc.
Variável de acordo com cada um, é difícil dar uma opinião sobre o prognóstico vital da pessoa acometida pela doença. Infelizmente, até o momento, não há nenhum tratamento que pare a progressão da doença de Alzheimer.
As informações sobre as doenças que afetam a memória foram úteis? Então, compartilhe conosco a sua opinião!