Altos níveis de glicose no sangue podem causar várias doenças oculares, como a retinopatia diabética. om o alto índice glicêmico, a retinopatia surge. A complicação ataca as células da retina, tecido no fundo do globo ocular que converte a luz em sinais elétricos e tem como principal função no repasse das imagens.
Atualmente até 90% dos diabéticos do tipo 1 e 60% daqueles que desenvolvem o tipo 2 vão sofrer com doenças oculares. Os dados concluem sobre importância de se prevenir e consultar regularmente o seu oftalmologista. As doenças oculares, se não tratadas, podem evoluir para cegueira.
O que a diabetes pode causar?
- Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é uma das complicações mais frequentes da diabetes. Ela acontece quando as concentrações de glicose estão muito altas e afetam os vasos sanguíneos dos olhos, que se rompem, provocando o vazamento de fluido na retina. Isto causa a visão embaçada e distorcida, um dos sintomas da doença. No diabetes tipo 1 se recomenda ir no oftalmologista após 5 anos de diagnóstico. É muito raro existir retinopatia antes disso ou da puberdade. No diabetes tipo 2, assim que se descobre o diabetes, é necessário ir no oftalmologista. - Glaucoma
O glaucoma neovascular surge após evolução da retinopatia diabética. De fato, também é uma doença silenciosa no início, surgindo os sintomas apenas no estágio avançado. A sua principal característica é o aumento de pressão dentro do olho, que comprime os vasos sanguíneos e danifica o nervo ótico, levando à perda da visão lateral do olho e, gradualmente, à cegueira. - Catarata
A catarata nos diabéticos também se manifesta após o desenvolvimento do quadro de retinopatia diabética. A doença é uma lesão ocular que deixa o cristalino opaco e torna a visão turva, como se existisse uma névoa diante dos olhos.
Veja aqui quatro dicas para melhorar a sua visão.
É importante consulta com oftalmologista regularmente.