Você já ouviu falar na Doença de Haff? O nome não é dos mais comuns, mas ela existe de fato. Neste momento, a costa da Bahia está passando por um pequeno surto. A situação está preocupando portanto os pescadores do local.
De acordo com análises de biólogos, a Doença de Haff vem normalmente de toxinas que estão em peixes do mar. Ao ingerir o alimento, a pessoa pode ter súbita rigidez muscular, dor nos músculos, falta de ar, dormência e perda de força no corpo.
Em alguns casos mais graves e mais raros, a doença pode levar à morte. De acordo com os dados oficiais do Governo, a Bahia já registrou oficialmente 40 casos como esse nos últimos seis meses. Por isso eles já estão chamando a situação de surto.
Portanto, isso preocupa muito os pescadores. É que primeiro eles temem pela própria saúde. Como os cientistas sabem muito pouco sobre essa doença, é natural que as pessoas temam. Afinal, os pescadores não sabem com quem estão lidando.
A outra preocupação desses profissionais é sobre o emprego deles. É que se sabe que se essa notícia correr, muita gente pode começar a evitar comer peixe do mar. Em entrevistas, eles dizem que estão muito preocupados com essa situação.
Surto no meio dos pescadores
Pesquisadores estão tentando entender o que causa essa toxina nos peixes. Por essa teoria, os peixes produzem essa toxina no período da alimentação. Mesmo quando eles passam por cozimento, a toxina não desaparece.
O problema está mesmo na pesquisa. É que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com muitas dificuldades de conseguir dinheiro para essas pesquisas. Hoje, eles não possuem dinheiro sequer para mandar um barco para capturar os peixes.