Por meio de nota divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJ), o Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (24), que realizará o pagamento do 13º do Bolsa Família para os beneficiários do estado durante o mês de junho.
Na nota divulgada, a gestão estadual reforçou que “o combate à fome e à pobreza e a melhoria da qualidade de vida das pernambucanas e pernambucanos são prioridade máxima e que novas ações, ainda mais amplas, no sentido de efetivamente reduzir a desigualdade social no estado serão anunciadas em breve”.
Calendário do 13º do Bolsa Família
De acordo com a gestão Raquel Lyra, a liberação acontecerá em parcela única, obedecendo ao calendário do programa que leva em consideração o último dígito do número do Número de Identificação Social (NIS).
Acompanhe a programação do repasse do 13º do Bolsa Família em Pernambuco:
- NIS final 1: 19 de junho;
- NIS final 2: 20 de junho;
- NIS final 3: 21 de junho;
- NIS final 4: 22 de junho;
- NIS final 5: 23 de junho;
- NIS final 6: 26 de junho;
- NIS final 7: 27 de junho;
- NIS final 8: 28 de junho;
- NIS final 9: 29 de junho;
- NIS final 0: 30 de junho.
Leia ainda: EXCELENTE NOTÍCIA! Governo confirma novo pagamento do VALE GÁS EM DOBRO
Medida não será aplicada no país todo
Vale destacar que na ocasião do anúncio oficial do novo programa de transferência de renda, o governo federal declarou que não haveria o retorno do pagamento do 13º do Bolsa Família.
Na data, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, explicou que a parcela extra foi paga apenas uma vez, em 2019, no primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Então, quando questionada se o governo iria retomar o pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família, Letícia descartou a possibilidade.
“Na verdade, o 13º só foi pago em um ano. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, explicou a secretária.
“O programa, agora, tem um pagamento per capita muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil. Então, obviamente, não há previsão de pagamento de décimo terceiro porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”, complementou.
Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para quem está inscrito no CADASTRO ÚNICO; veja AQUI