O fato de receber dinheiro na conta todos os meses é um dos que mais atrai os investidores para o mercado financeiro. Isso porque, além dos fundos imobiliários, que seguem essas políticas, as ações também podem (e devem) distribuir dividendos aos acionistas. Dessa forma, é possível receber dinheiro todos os meses na conta, apenas por ter ações de grandes empresas.
Contudo, existem algumas estratégias para escolher as melhores empresas da bolsa para essa finalidade. Ainda, é preciso ter consciência de que o valor demanda tempo para cair, e que você não acumulará grandes patrimônios do dia para a noite. Algumas empresas pagam a cada 3 meses, outras duas vezes ao ano. Ainda, há empresas que pagam apenas uma vez ao ano.
O que são dividendos?
A bolsa de valores serve para que você compre e venda parte de grandes empresas. Sempre que você compra uma empresa, você se torna sócio dela e, com isso, também faz parte do quadro de donos. Com isso, você tem direito à parcela dos lucros da empresa. Quando essa empresa paga parte dos lucros a você, o mercado fala que você recebe dividendos.
Por isso, o lucro das empresas é dividido igualmente entre todos os acionistas. Contudo, diferentemente dos investimentos comuns, os acionistas não dividem os prejuízos da empresa, o que traz uma excelente vantagem. Ainda, é importante lembrar que o preço da ação não tem correção com os lucros da empresa. Dessa forma, os preços variam conforme as notícias do mercado, não necessariamente por conta dos lucros da companhia.
Ainda, existem formas de você captar as empresas com os melhores lucros para ter, por consequência, os melhores dividendos. Isso porque mesmo que muitas empresas paguem essa parcela do lucro, algumas fazem mais que outras, o que é um excelente ponto de partida para quem quer ganhar uma renda com os investimentos.
Como escolher as ações?
Para ter dividendos, é indispensável que a empresa tenha lucro. Isso porque empresas que não dão lucros não pagam os proventos. Por isso, existem algumas artimanhas para os investidores buscarem empresas com grandes potenciais de dividendos.
A primeira é buscar empresas que paguem mais de 6% de dividend yield por, pelo menos, 3 anos. Dessa forma, você terá em carteira apenas empresas que dão lucros satisfatórios, o que é sempre uma excelente opção. Além disso, as empresas dos dividendos são empresas dos setores essenciais. Dentre esses setores, bancos, telefonias, saneamento e energia são os favoritos dos investidores. Por último, mas não menos importante, é fundamental que você reinvista todo o valor que recebeu e evite resgatar os seus dividendos. Com o tempo, acontecerá o efeito bola de neve, que permitirá que você tenha cada vez mais dinheiro na conta da sua corretora.
Vale lembrar que essas dicas são válidas para o mercado brasileiro, mas também para quem quer investir nos EUA. Isso porque a estratégia é utilizada por grandes investidores do mundo todo, o que gera uma maior confiança na metodologia, bem como traz mais conforto ao acionista.