A população brasileira se encontra bastante endividada. De acordo com dados publicados pela Serasa Experian, o número de brasileiros com dívidas em atraso no Brasil voltou a atingir, pelo nono mês consecutivo, um recorde. Os dados de setembro apontam que aproximadamente 68,39 milhões de pessoas estão inadimplentes.
Nesse sentido, segundo a Serasa Experian, a maior parte do endividamento dos brasileiros segue sendo com o cartão de crédito. “Em linha com o ano anterior, as dívidas de cartão impactam 53% dos brasileiros endividados”, informa a pesquisa da Serasa, que foi divulgada na última quinta-feira (17).
Dentro das dívidas com o cartão de crédito, a maior parte delas (65%) é com compras de alimentos, seguida por compras de roupas, eletrodomésticos e calçados (48%), além de dívidas com remédios e tratamentos médicos (41%). Alimentos por delivery, gastos com transportes ou combustíveis, tiveram 22% de participação das respostas da Serasa.
Pesquisa também apontou o sentimento do brasileiro com as dívidas
Além de apontar que o cartão de crédito é o principal motivo de os brasileiros estarem inadimplentes, a pesquisa da Serasa Experian também apontou o sentimento dos brasileiros em relação às suas dívidas. Nesse sentido, a Serasa Experian apontou que 78% dos brasileiros possuem surtos de pensamentos negativos em relação às dívidas vencidas.
Além disso, 74% afirmaram que possuem dificuldade de se concentrar para realizar as tarefas diárias devido às dívidas que possuem. Ainda, de acordo com a pesquisa, 61% viveram ou ainda vivem com a sensação de “crise e ansiedade” ao pensar sobre a inadimplência e 53% dizem se sentirem muito tristes ou com medo de futuro.
Motivos que levam à inadimplência
O desemprego segue sendo o principal motivo pelo qual os brasileiros entram em endividamento. Segundo a pesquisa feita pela Serasa Experian, 29% dos entrevistados apontam o desemprego como causa, impactando principalmente mulheres (31%) e jovens de até 30 anos (33%).
Além disso, entrevistados também apontaram que a alta da inflação reduziu muito o poder de compra, causando a redução na própria renda e, consequentemente, levando as famílias para o endividamento.
Matheus Moura, Diretor de Marketing da Serasa fez uma observação em relação às dívidas dos brasileiros no cartão de crédito. Segundo ele, o cartão sempre foi visto como uma forma de acesso a compras de produtos e serviços de maior valor. Contudo, com a perda do poder de compra e aumento do desemprego, houve mudança nesse cenário.
Atualmente, o cartão de crédito possui um dos mais altos juros do mercado. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, a média de juros praticados pelas instituições financeiras em relação ao cartão de crédito é de 338% de juros ao ano. Sendo assim, é necessário que o consumidor tenha cuidado ao utilizar o cartão.
Especialistas aconselham que consumidores tenham cuidado com a quantidade de cartões de crédito utilizados, dado que diversas datas de vencimento ao longo do mês podem comprometer a capacidade financeira do consumidor. Além disso, é necessário prestar atenção nestas datas de vencimento para evitar o pagamento em atraso e, com isso, evitar o pagamento de juros e multa, que aumentam a dívida consideravelmente.