A alta dos preços vem deixando o bolso do brasileiro cada vez menor. Isso porque o salário não acompanha o aumento dos preços, o que faz com que possamos comprar cada vez menos coisas no supermercado. Diante disso, muita gente atrasa contas e fica devendo para os bancos. E, assim, as dívidas se acumulam. Segundo o IBGE, a inadimplência está em alta no Brasil.
Por isso, hoje vamos dar três dicas para quem quer sair do vermelho. Com elas, você conseguirá quitar suas dívidas e ter uma vida financeira melhor do que tem hoje. Vale lembrar que isso precisa de tempo e não acontece da noite para o dia.
A primeira dica é a mais valiosa
Dentro das três dicas que daremos para você sair das dívidas, a primeira, com certeza, é a mais valiosa de todas. Isso porque ela não serve apenas para quem está no vermelho, mas serve também para quem está fechando o mês sem sobrar dinheiro. Para quem tem dinheiro sobrando, ela também pode ser uma forma de fazer sobrar ainda mais.
Por conta disso, a primeira dica é organizar as finanças. Pode parecer simples, mas isso é altamente eficaz. Isso porque colocar em uma tabela os seus gastos e os seus ganhos permite que você veja tudo aquilo que está gastando e entenda onde precisa cortar. Dessa forma, se a fatura do seu cartão de crédito está alta, você deve parar de usar ele. Em vez disso, opte por pagar à vista, que é bem mais saudável para o seu bolso. Por outro lado, se a sua conta do supermercado está alta, talvez você esteja comprando muitas besteiras ou coisas desnecessárias. Não é o dado que ajuda a quitar a dívida, mas sim o que você faz a partir dele.
As outras duas dicas precisam, necessariamente, da sua organização financeira.
Duas outras dicas para quitar as dívidas
Depois de organizar os seus gastos e entender onde estão as suas principais dívidas, é hora de entender como fazer para acabar com cada uma delas. E por mais que isso pareça difícil, se você tiver organização e um pouco de paciência, você consegue fazer isso em apenas alguns meses. Por isso, é ideal que você comece o quanto antes.
A segunda dica para lidar com suas dívidas é entender as taxas de juros delas. Para isso, ligue para as empresas que você está devendo e pergunte. Quando a pessoa responder a você, procure uma forma de diminuir os juros e renegociar as dívidas. Veja opções de parcelamento e condições de pagamento. Vale lembrar que a empresa também quer que você pague as suas contas, dado que isso representa dinheiro para ela.
A terceira dica também serve para qualquer momento: faça uma renda extra. Com essa renda extra, você terá mais dinheiro no mês e terá mais facilidade para quitar as suas dívidas. Essa última estratégia é bastante eficaz em acabar com seus débitos, dado que ela aumenta o seu salário de forma consistente durante os meses.