Existe uma forma de aumentar os seus rendimentos em qualquer cenário econômico e independente do rendimento da bolsa brasileira. Estamos falando da diversificação, que consiste em comprar ativos de outros países ou, ainda, de outras modalidades de investimentos. Apesar de ser tão eficiente, são poucos os investidores que fazem isso, o que é um erro terrível.
Por isso, hoje vamos falar sobre como fazer a diversificação dos seus investimentos da forma correta. Com ela, você poderá defender o seu patrimônio independentemente do cenário e poderá lucrar bem acima da média do mercado no longo prazo.
O que é a diversificação?
A diversificação é uma das melhores formas de proteger o seu dinheiro na hora de investir. Ela consiste não apenas em comprar mais de uma ação, mas também comprar diferentes ativos de diferentes classes de investimentos. Com ela, você tem maiores chances de ganhar dinheiro no longo prazo. Ainda, isso aumenta as probabilidades de você não ter perdas enormes no curto prazo.
A palavra é mais comumente usada para se referir às ações. Isso porque o mercado de renda variável é arriscado e é preciso buscar se proteger do risco para buscar bons retornos. Com isso, analistas recomendam que você nunca compre apenas uma ação, mas que faça uma cesta de ações que devem ir de 12 a 20 empresas. Contudo, não é só nas ações que a diversificação é importante.
Isso porque é importante diversificar entre diversos investimentos. Dessa forma, você deve comprar, além das ações, fundos imobiliários, renda fixa e, ainda, ETF ou BDR que protejam o seu dinheiro do cenário brasileiro. Com isso, você investe diretamente em outros países e se protege de quaisquer riscos na economia brasileira.
Apesar disso, existem diversas formas de diversificação, a depender do seu perfil de investidor. Para os conservadores, é preciso ter uma renda fixa diversificada. Para os moderados e arrojados, a quantidade de ativos é ainda maior e exige trabalho também.
Como fazer da forma correta?
É importante diversificar em qualquer cenário. Isso porque a diversificação ajuda a diminuir os riscos de perda, mesmo para quem tem apenas renda fixa. Dessa forma, todo investidor precisa cuidar da sua carteira dessa forma e fazer isso da forma correta é o ideal para ter sucesso no longo prazo.
Por isso, para a renda fixa, é preciso diversificar entre diferentes produtos. Para isso, é preciso investir em fundos de investimentos, Tesouro Direto e também em contas digitais remuneradas. Além disso, o ideal é investir em inflação, rendimentos ligados à Selic e também títulos prefixados. Com isso, você consegue proteger o seu dinheiro de qualquer cenário econômico.
Para a renda variável, além de também ter renda fixa, você precisa comprar fundos imobiliários de diversas categorias e também buscar ETF de mercado americano. Desses, você pode usar o IVVB11 e o NASD11, que replicam com exatidão os retornos dos principais índices do mundo.