O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um método anticoncepcional, que oferece alta proteção no que diz respeito à gravidez. Ele é inserido no útero para evitar a fecundação, e existe em dois tipos diferentes. Veja, abaixo, quais são os tipos de DIU, suas vantagens e desvantagens.
Contudo, a matéria abaixo é de cunho apenas informativo. Quem deve definir qual o melhor dispositivo para você é o médico com o qual você faz acompanhamento.
6 motivos imperdíveis para você praticar atividades físicas diariamente
DIU hormonal
Também conhecido pelo nome Mirena, o DIU hormonal consiste num dispositivo de liberação constante de progesterona, em pequenas e controladas quantidades. Esse hormônio altera a espessura das camadas do útero e, por isso, ele impede a fixação de espermatozoides. Esse DIU pode diminuir, ou mesmo impedir a menstruação.
DIU não hormonal
Também conhecido pelo nome DIU de cobre, ao contrário do Mirena, não contém hormônios em sua composição. Também ao contrário do Mirena, a utilização desse DIU tende a aumentar consideravelmente a quantidade de sangue na menstruação. Existe também, esse dispositivo (não hormonal) de prata. Contudo, ele também contém cobre na sua composição. A diferença entre o DIU de cobre e o de prata é, basicamente, no seu formato e durabilidade.
Colocar DIU dói
A colocação do DIU pode ser feita em consultório ginecológico, sem sedação, e com anestesia local, apenas. Contudo, há variações grandes na sensibilidade das mulheres. Por isso, algumas mulheres podem não tolerar a colocação do dispositivo apenas com essa anestesia. Nesses casos, ele deve ser colocado em centros cirúrgicos.
4 bons motivos para você se afastar das redes sociais
Vantagens
O Dispositivo Intrauterino tem uma eficácia muito alta, por isso, é um método contraceptivo realmente muito bom. Além disso, você coloca o dispositivo uma vez e, por anos, evita se preocupar com a compra ou aquisição de métodos contraceptivos. Isso, claro, no caso de você ter apenas um parceiro e confiável. No caso do Mirena, depois de colocado, muitas vezes, não é necessário se preocupar com a compra de absorventes, já que ele para com a menstruação.
Desvantagens
Uma grande desvantagem do Dispositivo Intrauterino é que o acesso ao DIU, especialmente o Mirena, não é tão acessível em termos financeiros. Além disso, muitas mulheres sentem bastante cólica depois da colocação do DIU, especialmente o de cobre. Dessa forma, ele não é bom para todo mundo.
Ainda, o dispositivo só protege contra gravidez indesejada, não fazendo nada a respeito de doenças que são transmissíveis através de relações sexuais. Dessa forma, mesmo que você o utilize, deverá utilizar, também, outros métodos para sua proteção.
A importância da avaliação médica
Apenas um médico poderá indicar qual o melhor DIU para o seu caso, mesmo que você já esteja bem informada sobre os tipos existentes, as vantagens e desvantagens. Isso porque, através de exames, ele verificará se você pode ou não utilizar o dispositivo hormonal, por exemplo. E também indicará o melhor tipo para o seu objetivo, seja uma proteção a longo prazo contra gravidez indesejada, ou o controle do fluxo de menstruação e intensidade da cólica.
Autoconfiança: dicas para trabalhar a sua e se tornar mais confiante