O Agregador de pesquisas eleitorais, uma funcionalidade do portal “UOL”, revelou nesta sexta-feira (15) um dado importante: caiu para nove pontos percentuais a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o portal, nesta sexta, o petista lidera as intenções de votos, com 41%. Logo atrás dele aparece o atual presidente da República, que tem 32% da preferência dos eleitores.
Depois de Lula e Bolsonaro aparecem o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções de voto, e o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (União Brasil), com o mesmo percentual.
Diferença entre Lula e Bolsonaro diminuindo
A diferença entre os dois políticos diminuiu em relação à última semana. Isso porque, no dia 08 de abril, a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 11 pontos. Na ocasião, o ex-presidente tinha 42% enquanto o atual chefe do Executivo, 31%.
De acordo com o “UOL”, o estudo é feito a partir do compilado das pesquisas feitas por mais de 20 institutos. Ainda conforme o portal, os cálculos são feitos levando em conta todos os cenários testados, incluindo aqueles que apresentam nomes que ainda não foram confirmados na disputa, como o do ex-juiz Sergio Moro.
Nulos e brancos maiores que a terceira via
Criada para tentar acabar com a polarização em torno de Lula e Bolsonaro, a terceira via, que hoje é representada por políticos como João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB), ainda não emplacou.
Prova disso é que, até o momento, Doria conta com 3,8% das intenções de voto e Simone 1,7%. Esse percentual é menor do que o de eleitores que afirmaram que pretendem anular o voto ou votar em branco: 12%. Nem mesmo Eduardo Leite, também cotado para encabeçar a terceira via, emplacou. Ele tem 2,8% das intenções.
Leia também: Lula propõe nova lei trabalhista e reforma tributária