De acordo com uma pesquisa do Instituto de Genética Comportamental da Universidade do Colorado, Estados Unidos, foi analisado dados da saúde infantil onde as crianças podem se beneficiar com dispositivos digitais. O cérebro de quase 12 mil crianças com idade entre 9 e 10 anos foram analisados.
Segundo os pesquisadores, foram testados a hipótese de que a natureza social do tempo de tela fortalece o relacionamento entre os colegas. Portanto, permite que eles permaneçam mais conectados, mesmo quando separados.
Sendo assim, quanto mais tempo ficam em dispositivos digitais, mais benefício causa para crianças nessa idade. Sendo assim, as relações sociais dos pequenos é fortalecida.
O Screen High
Entretanto, outro estudo feito pela Oxford Internet Institute, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido, tomou como base mais de 35 mil crianças e seus cuidadores. Ela sugere que aquelas que passam entre duas horas por dia em atividades como televisão ou outros dispositivos possuem melhor bem-estar social e até mesmo emocional.
Cuidado com os exageros
O estudo afirma que as crianças são beneficiadas ao usar moderadamente os dispositivos digitais. Portanto, evite os exageros. Afinal, muitos cuidadores depois de ler os resultados dessa pesquisa passaram a deixar os pequenos por muito tempo diante das telas, sem a menor culpa.
No entanto, de acordo com Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, tudo precisa ter equilíbrio. Afinal, o abuso pode causar grandes problemas para as crianças e adolescentes.
A lista de prejuízos à saúde e bem-estar é extensa, incluindo o aumento de miopia, problemas para dormir e enfrentam dificuldades para se comunicar. Além disso, as relações também podem ficar comprometidas.
Isso porque o excesso de tempo em frente aos dispositivos digitais faz uma criança ficar muito tempo sozinha. Sem contato face a face com ninguém. Até mesmo dentro de casa, o contato com os cuidadores fica comprometidos e, em muitos casos, as relações são até cortadas.
Além disso, os resultados das pesquisas são bem claros, o tempo é de até duas horas. Consequentemente, um período maior do que esse pode causar problemas. Até mesmo para os adultos.
Dispositivos digitais e a vida de criança
Hoje em dia, o contato das crianças com os dispositivos digitais ocorre desde muito pequenos. Afinal, elas já estão acostumadas a ver desenhos animados. E muitos pais, para conseguirem executar suas tarefas deixam os filhos vendo vídeos no celular.
Com certeza, os eletrônicos prendem a atenção das crianças. Moderadamente, como comprovado cientificamente, ele é até saudável. Porém, o cuidado deve ser para eles não roubarem a vida de criança.
Por isso, é importante que elas convivam com outras crianças. Mas também brinquem com brinquedos que não sejam eletrônicos, façam esportes e atividades culturais. Ter um tempo de qualidade com a família é fundamental para o bom desenvolvimento delas.
Sendo assim, por mais que as pesquisas americanas mostrem que os dispositivos digitais beneficiam crianças entre nove e dez anos, cuidado para não exagerar! Outras atividades são essenciais para que elas cresçam saudáveis e com um bom convívio social.