O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou, nesta quinta-feira (23), que Daniel Miranda Pontes Rogério, diretor de tecnologia da entidade, e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital, pediu demissão do cargo.
A saída de Daniel Miranda acontece a apenas dois meses da prova do Enem digital, que assim como o exame tradicional, está marcado para os próximos dias 21 e 28 de novembro.
Em nota, o Inep afirmou que a ideia da demissão partiu do próprio diretor, que alegou “motivos pessoais” para a saída do cargo o qual ele atuava dirigindo o setor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais.
Saída não prejudica o exame
Segundo o Inep, apesar de acontecer próximo da realização do Enem, o pedido de demissão não vai atrapalhar “o desenvolvimento das ações do Instituto. Além disso, o instituto afirma que possui uma equipe capacitada e especializada para dar continuidade ao desenvolvimento das ações da área.
De acordo com informações publicadas pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Daniel Miranda era especialista em Ciência da Computação e em Redes de Computadores, atuando como servidor público de carreira desde 2010.
Ele chegou ao Inep em 2017, quando substituiu o até então dono do cargo, Camilo Mussi, tendo participado da organização da primeira versão do Enem digital da história – ele também chegou a ser presidente-substituto do Inep.
Enem 2021
Assim como publicou o Brasil123, o Enem 2021 será realizado em novembro deste ano. Ao todo, segundo o Inep, foram 3.109.762 pessoas inscritas no exame, o que representa o menor número desde 2005.
Segundo especialistas, a queda relatada neste ano foi impulsionada pelo índice de abstenção do exame realizado em 2020, quando cerca de 55,3% do total de candidatos confirmados não compareceram no dia da prova.
Leia também: ENEM 2021: Última semana para solicitar isenção de pagamento