Nesta terça-feira, dia 14 de março, o ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o envio da Força Nacional para reforçar a segurança no estado do Rio Grande do Norte.
Nos últimos dias, o estado registrou uma série de ataques criminosos, como incendeio de ônibus, banco e até cabines da polícia.
De acordo com o Ministério da Justiça, pelo menos 19 cidades sofreram com os ataques criminosos. Segundo Flávio Dino, os agentes podem chegar ao Rio Grande do Norte ainda nesta terça-feira.
Serão enviados ao estado pelo menos:
- 100 agentes da Força Nacional;
- 30 viaturas;
- 30 policiais penais;
Além disso, será dado apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas do interior do RN. Nesse sentido, Flávio Dino atendeu a um pedido de ajuda da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Flávio Dino se compromete a ajudar o RN
O Ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que as medidas para ajudar o Rio Grande do Norte (RN) ainda irão se prorrogar, mas afirmou quais medidas irão tomar na sequência.
“Atendendo à solicitação da governadora Fátima, do Rio Grande do Norte, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e posteriormente serão anunciadas”, escreveu Dino em suas redes sociais.
As ações criminosas envolveram tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos.
Entre os alvos estão um fórum de Justiça, duas bases da PM e uma prefeitura e um banco. Também foram atingidos uma loja de motos e carros que estavam estacionados nas ruas e em garagens públicas, além de ônibus do transporte público e escolar.
Balanço dos ataques segundo a polícia
Até o fim da tarde desta terça, as ações da polícia em resposta aos ataques tiveram:
- 16 suspeitos presos;
- 5 armas de fogo apreendidas;
- 18 artefatos explosivos apreendidos;
- 3 galões de gasolina apreendidos;
- 4 motos apreendidas;
- 1 carro apreendido;
- apreensão de dinheiro;
- apreensão de drogas.
Segundo a Polícia, 11 pessoas foram presas e uma morreu em confronto com a polícia, que diz ter apreendido 18 coquetéis molotov, uma arma de fogo, quatro motos, dois galões de gasolina e dinheiro.
Além disso, dois ônibus do transporte público de Natal foram queimados à luz do dia por criminosos. A Secretaria de Mobilidade Urbana anunciou o recolhimento da frota da capital após deliberação do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do estado.
Fátima Bezerra condenou as ações criminosas praticadas no estado. “Eu quero declarar todo nosso repúdio aos inaceitáveis episódios de violência ocorridos hoje no nosso estado e declarar que todo trabalho está sendo feito para que os criminosos sejam presos, julgados e punidos com todo o rigor da lei”, declarou a governadora, em vídeo publicado nas redes sociais. Ela esteve com Flávio Dino em Brasília.