Grana da restituição do Imposto de Renda (IR) chegando na conta! Pelo menos para cerca de 244.476 contribuintes que haviam caído na malha fina.
A saber, esses cidadãos acertaram as contas com o Fisco e receberão um total de R$ 370.453.244,97. Assim, a Receita Federal paga nesta quinta-feira (28) mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física.
Quem está nesse lote de restituição do Imposto de Renda?
Cabe ressaltar que o pagamento da restituição do IR será feito na conta informada na declaração.
Do número total mencionado, 4.314 contribuintes são idosos acima de 80 anos, 39.830 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.945 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Ainda mais, 8.831 são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 93.584 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Além disso, serão contemplados ainda 92.972 contribuintes não prioritários.
Consulta é sempre liberada uma semana antes
Para quem não acompanhou, vale mencionar que a consulta foi aberta no último dia 20, na página da Receita Federal na internet.
Para conferir, basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
A grana da restituição do IR não entrou na conta?
Se, por algum motivo, a restituição do IR não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC.
Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Agência Brasil e da Receita Federal