O Governo Federal começará a efetuar os pagamentos da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira, 28. Diferentemente do ano passado, quando o primeiro pagamento foi no último dia da declaração, neste ano o primeiro lote será adiantado para alguns brasileiros. Vale lembrar que o prazo começou no dia 15 de março e se estenderá até 31 de maio.
Por isso, hoje vamos entender quem receberá o valor na sexta-feira (28) e como você pode aumentar a sua restituição, caso ainda não tenha declarado.
Como aumentar a sua restituição do Imposto de Renda?
Existem algumas formas de aumentar a restituição do imposto de renda. Para algumas pessoas, é preciso apenas mudar a forma de declaração e inserir algumas informações adicionais. Para outras, é preciso apenas inserir dados de investimentos já consolidados que o sistema automaticamente aumentará o valor a ser pago pelo governo.
Em 2023, a regra de dedução do Imposto de Renda permite abater gastos com saúde e educação do valor devido. Para isso, é preciso fazer a declaração completa, enviando todos os comprovantes e anexando as informações corretas nos campos necessários. Cada regra possui um limite de abatimento de imposto devido, que também pode se converter em restituição, posteriormente.
Além disso, os brasileiros que investem em previdência privada ou recebem o benefício do INSS podem usar isso para abater parte do imposto devido. No caso do INSS, é fundamental colocar que você recebe esse benefício na hora de declarar, mesmo que esteja recebendo apenas um salário mínimo.
No caso da previdência privada, apenas a modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é dedutível no Imposto de Renda. Para os que tem, a redução do imposto devido pode ser de até 12% do rendimento tributável.
Quem vai receber na sexta-feira?
Nesta sexta-feira, a Receita Federal fará o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda deste ano. O valor entrará nas contas de 290.934 contribuintes, no valor total de R$ 344 milhões. Segundo a entidade, o valor se refere a quem caiu na malha fina, mas que, posteriormente, fez a correção da declaração.
O valor da restituição do Imposto de Renda cai diretamente na conta bancária cadastrada na hora do fim da declaração. Além disso, o pagamento se destinará a alguns grupos prioritários:
- 3.647 contribuintes idosos acima de 80 anos
- 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Para saber se você tem direito a esse lote, basta entrar no site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível ver no aplicativo da Receita Federal, disponível para todos os smartphones do país.
Veja agora: URGENTE! Caixa libera R$ 900 para essas pessoas