O assunto do dinheiro esquecido, depois do anúncio dos valores a receber do Banco Central do Brasil, pode gerar dúvidas. Por exemplo, como é possível sacar o dinheiro esquecido de uma pessoa falecida.
Segundo o BC, há cerca de 6 bilhões de reais para as pessoas resgatarem. Desta forma, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas poderão resgatar algum valor.
Se você quer saber uma maneira prática de sacar o dinheiro esquecido de pessoa falecida, continue conosco na leitura até o final.
Dinheiro esquecido nos bancos
O dinheiro esquecido no banco pode ser consequência de diversos fatores, como o encerramento de poupança ou até mesmo conta corrente com algum dinheiro. Cobrança imprópria de tarifas, parcelas e créditos. Bem como consórcios finalizados e cotas de capital e divisão em instituições financeiras formadas por associação de pessoas.
Dinheiro esquecido de pessoa falecida
Tanto pessoas físicas quanto empresas podem consultar se há dinheiro para receber e em caso positivo, recebê-lo. A consulta deve ser feita através do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil. A consulta de dinheiro esquecido de pessoas falecidas pode ser feita por herdeiros, testamentários, inventariantes, assim como representantes legais.
Como sacar dinheiro esquecido por pessoa falecida?
Em primeiro lugar, para saber se há algum valor para receber, é necessário acessar o site http://www.valoresareceber.bcb.gov.br. Este é o único site que o Banco Central do Brasil criou para as pessoas consultarem os valores. Em seguida, irá abrir a página de consulta pública, onde o herdeiro preencherá os espaços com os dados da pessoa que ele deseja consultar o saldo. Nesta etapa irá colocar o CPF e a data de nascimento. Se a pessoa não tiver dinheiro esquecido, o site irá propor uma nova consulta em outro momento. Contudo, se houver dinheiro, a consulta continuará em outra página. Esta, entretanto, se tiver muitos acessos ao mesmo tempo, direcionará a pessoa a uma página de espera.
Em seguida a pessoa fará login com a sua própria conta gov.br, caso não possua uma ainda, pode criá-la através do site do governo ou do aplicativo disponível nas lojas de aplicativos de IOS (App Store) e de Android (Play Store).
Após o login, abrirá uma página onde a pessoa deverá selecionar a opção “valores de pessoas falecidas”. Então, irá ler o Termo de Responsabilidade e, após concordar, poderá acessar os dados da pessoa falecida. Sendo assim, terá que manter em sigilo, todas as informações que tiver acesso, conforme determina a lei. Vale ressaltar também que todos esses processos ficarão salvos na base de dados do Banco Central.
Acesso aos valores a receber
No passo seguinte, a pessoa irá acessar os valores a receber, da mesma maneira que nomes e contatos dos bancos nos quais estão o dinheiro. O saque do valor não poderá ser feito pela plataforma, e sim, diretamente com os bancos. Estas, por sua vez, orientarão os próximos passos. Bem como, onde acessar o recurso e quais os documentos necessários.
Você achou fácil acessar o dinheiro esquecido de pessoa falecida? Compartilhe conosco aqui nos comentários.