Em 2022, cerca de 320 mil trabalhadores do setor público e privado terão uma segunda oportunidade para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ano de 2019.
De acordo com levantamento do Ministério Público do Trabalho e Previdência, os valores não sacados chegam ao montante de cerca de R$ 208 milhões.
Vale destacar que o saque dos valores esquecidos seguirá a mesma ordem de liberação do pagamento deste ano, porém, somente será liberado a partir do dia 31 de março.
Assim sendo, aqueles que não sacarem o dinheiro até o fim do prazo, somente poderão ter acesso ao dinheiro no próximo ciclo de liberação, previsto para ocorrer no próximo ano.
Como consultar o PIS?
É possível consultar por meio de seu CPF, ligando para a Central da Previdência Social, número 135. Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. Vale destacar que o atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A Caixa Econômica Federal também pode informar o número de seu PIS pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda à sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Você ainda pode contar com os seguintes aplicativos: Carteira de Trabalho Digital, Aplicativo FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Se quiser consultar diretamente na internet, pode fazer por esses caminhos:
- No site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), clique em “Cidadão”, e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados como aparecem em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS.
- No site da Caixa Econômica;
- No site Meu INSS.
Como consultar o PASEP?
A consulta para ver se tem direito ao saque pode ser realizada no site do Banco do Brasil, preenchendo o formulário com o número de inscrição ou com o CPF e data de nascimento.
Leia ainda: Antecipação do Décimo Terceiro: Governo deve anunciar a medida em breve