Na última quarta-feira, (07) o Banco Central divulgou que ainda existem R$ 7,07 bilhões que podem ser resgatados por pessoas físicas e empresas no Sistema de Valores a Receber (SVR). Essa é um sistema que indica a quantia de dinheiro esquecido por clientes em bancos e instituições financeiras.
Ainda de acordo com o Banco Central, esses valores são de contas encerradas ainda com saldos disponíveis, tarifas cobradas indevidamente, entre outras coisas. Assim, R$ 1,39 bilhão ainda podem ser resgatados por 2,75 milhões de CNPJs. Da mesma maneira, R$ 5,68 bilhões estão disponíveis para saque de 36,1 milhões de CPFs. Entretanto, segundo algumas estatísticas do Banco Central, quase 63% dos resgastes devem ser de até R$ 10. No total, serão 27,71 milhões de pessoas. Porém, a segunda maior parcela, que representa 11,15 milhões de pessoas ou 25%, têm entre R$ 10,01 e R$ 100,00 esquecidos disponíveis para sacar.
Como consultar o saldo do dinheiro esquecido?
Para saber se você tem algum dinheiro esquecido em algum banco ou instituição financeira, precisa consultar algumas informações. Para isso, deve acessar uma página na internet através de um site do governo que você pode abrir clicando aqui!
É importante saber que esse site é o único local onde é possível acessar informações corretas sobre o seu dinheiro e possíveis valores esquecidos. Portanto, evite cair em golpes e acesse sempre o site em segurança.
Neste site, logo na página inicial é possível encontrar um botão indicando o seguinte: “Consulte se tem valores a receber”. Depois de clicar nesse ícone, você será redirecionado(a) a uma página onde deve preencher seus dados, e as informações aparecerão de forma automática na sua tela.
Se por acaso você deseja consultar os dados da sua empresa, basta preencher o CNPJ da mesma ao invés do CPF. Entretanto, se quiser consultar os valores de uma pessoa falecida, deve preencher com o número de documento dela.
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Como realizar o saque de dinheiro esquecido?
Depois de conferir suas informações, o processo de saque do dinheiro esquecido é relativamente simples. Assim, desde o dia 7 de março já é possível fazer a solicitação do recebimento desse dinheiro.
Para isso, deve efetuar login na sua conta do governo digital. Logo em seguida, vai clicar na opção “Meus Valores a Receber”. Dessa forma, após isso, deve conferir seus dados pessoais, e dados da instituição que deve devolver o valor em questão.
Depois desse procedimento simples, você irá solicitar o pagamento do seu dinheiro. Para isso, vai informar uma chave Pix, onde irá receber o valor. Além disso, é importante ressaltar que, mesmo com acesso à chave Pix que você informou, é possível que o banco realize o pagamento do valor através de TED ou DOC diretamente na conta.
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Como realizar o saque de dinheiro esquecido de alguma pessoa falecida?
Depois de consultar no sistema os valores a receber de alguém falecido, é possível que você constate que essa pessoa deixou algum dinheiro para trás. Sendo assim, é muito importante saber o que deve ser feito para ter acesso a esse dinheiro.
Assim, o primeiro passo, assim como foi citado anteriormente, é acessar sua conta do governo digital da mesma forma, fazendo o seu login. Entretanto, o procedimento muda um pouco a partir desse ponto.
Dentro do site, você deve procurar e selecionar a opção “Valores para Pessoas falecidas”. Assim, será redirecionado ao preenchimento de informações sobre a pessoa em questão. Nesse caso, você deve informar alguns dados dela, como CPF e a data de falecimento também.
Para dar prosseguimento ao processo de solicitação, o site vai exigir que você concorde com um termo de responsabilidade. Esse termo serve para definir que você é uma pessoa autorizada a consultar os dados de terceiros – nesse caso, da pessoa que faleceu.
Veja a lista abaixo para conferir ou relembrar quem possui direito ao acesso ás informações e recebimento do dinheiro da pessoa falecida:
- Herdeiro(a);
- Testamentário(a);
- Inventariante;
- Representante Legal.
Depois disso, da mesma maneira que já foi citado, você vai precisar informar os dados da instituição financeira que deve realizar o pagamento do valor. Além disso, também deve entrar em contato com esta mesma instituição, para se informar sobre os documentos que serão necessários que você apresente para finalmente receber o dinheiro da pessoa falecida.
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Mudanças no Sistema de Valores a Receber
Além de reativar o Sistema de Valores a Receber, o Banco Central também anunciou algumas mudanças em relação à consulta e ao saque de dinheiro esquecido nos bancos. Essas novidades foram pensadas justamente para facilitar o acesso ás informações financeiras da população, e também para facilitar o saque desses valores.
Por exemplo, foi criada uma sala virtual de espera, que não necessita de agendamentos. Além disso, ela também não possui tempo de espera limite nas consultas de informações.
Em adição, como forma de promover mais transparência, foram feitas modificações para quem possui conta conjunta. Nesses casos, um dos titulares da conta pode acessar o sistema e receber informações se por acaso o outro titular tiver feito solicitações.
Para completar, a principal mudança feita foi em relação à consulta de valores a receber de pessoas falecidas. Assim, podem consultar e sacar esses valores os representantes legais dessa pessoa, e demais pessoa com esse direito assegurado, como herdeiros(a), testamentários e inventariantes.