No momento atual da economia brasileira, muitas famílias podem estar precisando de um dinheiro a mais para conseguir equilibrar as contas no mês. Ao menos, é isso que é possível deduzir a partir do levantamento de várias instituições e do Banco Central, que revelam o alto número de cidadãos inadimplentes. Neste sentido, a boa notícia é que o Banco Central irá retornar com a recuperação de dinheiro esquecido para quem ainda possui algum.
A situação econômica atual é retratada pelo Serasa Experian que, no ano passado, revelou em seu levantamento que mais de 65 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Neste sentido, veja como irá funcionar o retorno do Sistema de Valores a Receber, o qual verifica se a pessoa possui dinheiro esquecido para receber.
BC voltará a pagar dinheiro esquecido para aqueles que possuem
Inicialmente, vale a pena lembrar que a consulta à plataforma do Sistema de Valores a Receber (VSR) era aguardada há meses. Isso já que essa é a segunda fase da consulta, sendo que a primeira aconteceu ainda no início de 2022. Na primeira etapa, muitas pessoas conseguiram receber o dinheiro esquecido que tinham em contas passadas.
O início da fase era esperado ainda no primeiro semestre de 2022, no entanto, ocorreu a greve dos servidores e, mesmo após o fim da greve, a plataforma ainda permaneceu fora do ar para que pudessem ser feitas mudanças e aprimoramentos. Agora, a plataforma está com previsão para a reabertura no dia 07 de março, retornando quase um ano após a sua suspensão, em maio de 2022.
Porém, já nesta quarta-feira, dia 17 de março, a partir das 10h, os interessados de todo o país já poderão consultar para saber se possuem algum dinheiro esquecido. Essa consulta será feita no próprio site do Banco Central.
Até que valor será possível resgatar?
O Banco Central estima que o montante disponível será de R$ 6 bilhões, e cerca de 2 milhões de pessoas jurídicas e 38 milhões de pessoas físicas terão direito a receber alguma parcela de dinheiro esquecido.
Dessa maneira, caso a pessoa consulte e tenha alguma quantia a receber de dinheiro esquecido, ela deverá retornar para a plataforma no dia 07 de março, a partir da hora estipulada, para solicitar a devolução.
Essa nova fase conta com uma novidade: dessa vez, será possível realizar a consulta do dinheiro esquecido de pessoas falecidas. Além disso, na segunda fase também será possível consultar contas que são mantidas tanto por distribuidoras quanto corretoras e contas pré e pós-pagas que foram encerradas, mas que ainda tinham saldo disponível.
Por fim, com o anúncio do retorno das consultas e da possibilidade de receber o dinheiro esquecido pelo Banco Central, muitos cibercriminosos podem se aproveitar desse momento para aplicar golpes.
Neste sentido, para evitar ser vítima de um, esteja sempre atento para obter informações em fontes confiáveis, como pelas páginas oficiais de informação do Banco Central. Recomenda-se evitar clicar em links desconhecidos ou enviados via SMS, WhatsApp e afins.