Na última segunda-feira (21), o Banco Central liberou os valores para o último grupo. Pessoas físicas e jurídicas fundadas ou nascidas após 1983 poderão utilizar o dinheiro guardado.
As contas aptas a receberem os valores poderão pedir o resgate do dinheiro até o próximo dia 26 de março. Confira, a seguir, como resgatar o dinheiro.
Como resgatar o dinheiro
Antes de tudo, é preciso consultar o Banco Central para ver se existem ou não valores a serem retirados. Para fazer isso, basta acessar o site valoresareceber.bcb.gob.br.
Atenção, para fazer a busca dos valores, é preciso seguir o horário estabelecido pelo sistema. Ou ele estará disponível das 4 às 14h ou das 14h até meia-noite. Caso você tenha dinheiro a ser retirado, escolha a opção “Acessar Meus Valores a Receber” que ficará disponível em sua tela.
Após isso, faça o login, leia e aceite o Termo de Ciência. Depois desta etapa, irão ser exibidos alguns dados sobre o seu dinheiro, como: os valores, origem e instituição responsável pelo dinheiro a ser recebido.
No final, é possível escolher a opção de pagamento via pix em até 12 dias úteis. É só adicionar a sua chave e informar os dados pessoais.
Caso a instituição não trabalhe com o repasse dos valores através do PIX, selecione a opção “Falar com a instituição” e entre em contato com o banco para combinar as formas de devolução do dinheiro.
Lembre-se sempre de anotar o número de protocolo da transação, para caso haja algum problema, você tenha tudo registrado.
Conheça o programa do Banco Central
Neste mês de março o Banco Central está devolvendo para pessoas e empresas valores esquecidos em instituições financeiras. A previsão é que neste primeiro momento sejam devolvidos 3,9 bilhões de reais dos quase 8 bilhões esquecidos.
Pessoas nascidas e empresas fundadas antes de 1968 tiveram dos dia 7 a 11 de março para solicitar o valor. Já aqueles criados e nascidos entre 1968 e 1983, puderam entrar em contato com os bancos entre os dias 14 a 18 de março.
O último grupo tem a oportunidade de solicitar os valores entre os dias 21 a 25 de março deste ano. A partir do dia 26, todos aqueles que não consultaram os valores, terão mais uma chance de pedir a devolução do dinheiro.
Veja também: Dinheiro esquecido no PIS/Pasep passa de R$ 208 milhões; veja se tem direito – Brasil123